Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 18° C
15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Plano de desconfinamento com quatro fases entre 15 de março e 3 de maio

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Governo estabeleceu um plano de desconfinamento dividido em quatro fases e com um período de quinze dias de intervalo entre cada, de forma a poder ir avaliando os impactos das medidas na evolução da pandemia. O calendário previsto pode ser alterado atendendo à evolução epidemiológica.
A atividade económica, educativa, social e desportiva vai regressar de forma gradual

Na próxima segunda-feira reabrem as creches, os estabelecimentos do pré-escolar e 1º ciclo (e Atividades de Tempos Livres – ATLs para as mesmas idades).

Significa que haverá retoma, a partir de 15 de março, das atividades educativas e letivas em regime presencial nos estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do setor social e solidário, de educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, bem como das creches, creches familiares e amas.

Igualmente haverá o regresso, a partir de 15 de março, das atividades, em regime presencial, de apoio à família e de enriquecimento curricular, bem como atividades prestadas em centros de atividades de tempos livres e centros de estudo e similares, apenas para as crianças e os alunos que retomam as atividades educativas e letivas.

Têm também luz verde o comércio ao postigo (pequena abertura em porta ou janela para atendimento). Ou seja, a partir de dia 15 de março verifica-se a possibilidade de reinício da atividade dos estabelecimentos de bens não essenciais que pretendam manter a respetiva atividade exclusivamente para efeitos de entrega ao domicílio ou disponibilização dos bens à porta do estabelecimento, ao postigo ou através de serviço de recolha de produtos adquiridos previamente através de meios de comunicação à distância (click and collect).

Podem reabrir os salões de cabeleireiros, manicures e similares (mediante marcação prévia, comércio automóvel, mediação imobiliária, livrarias, estabelecimentos de comércio de suportes musicais, bibliotecas e arquivos. Permite-se a abertura de parques, jardins, espaços verdes e espaços de lazer.

Mantém-se a medida de teletrabalho, sempre que possível. Está determinado que as atividades de comércio a retalho não alimentar e de prestação de serviços em estabelecimentos em funcionamento encerram às 21h00 durante os dias úteis e às 13h00 aos sábados, domingos e feriados, e as atividades de comércio de retalho alimentar encerram às 21h00 durante os dias úteis e às 19h00 aos sábados, domingos e feriados.

O regime de horário das farmácias é aplicável a estabelecimentos de vendas de medicamentos não sujeitos a receita médica.

Reinstitui-se a possibilidade de realização de feiras e mercados sem ser apenas para venda de produtos alimentares, mediante autorização do presidente da câmara municipal territorialmente competente.

Permite-se, nos restaurantes e similares, a disponibilização de bebidas em take-away. Clarifica-se que a proibição de venda de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos de comércio a retalho, incluindo supermercados e hipermercados e em take-away (a partir das 20h00) é aplicável até às 06h00.

Está proibida a circulação entre concelhos nos dias 20 e 21 de março e durante o período da Páscoa (de 26 de março a 5 de abril).

No dia 5 de abril reabrem as escolas do 2º e 3º ciclos (e respetivos ATLs), lojas até 200 m2 com porta para a rua, feiras e mercados não alimentares (por decisão municipal), esplanadas (com o máximo de quatro pessoas), museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares, e equipamentos sociais na área da deficiência. Serão permitidas modalidades desportivas de baixo risco, atividade física ao ar livre até quatro pessoas e também ginásios sem aulas de grupo.

No dia 19 de abril são retomadas as aulas presenciais no ensino secundário e no ensino superior. Reabrem todas as lojas e centros comerciais, restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de quatro pessoas ou seis em esplanadas) até às 22h durante a semana ou às 13h ao fim de semana e feriados. Haverá reabertura de cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos. As lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação poderão também funcionar.

A partir desde dia podem igualmente ser retomadas as modalidades desportivas de médio risco, a atividade física ao ar livre até seis pessoas, eventos exteriores com diminuição de lotação e casamentos e batizados com 25% de lotação.

A 3 de maio deixa de haver limite de horário para restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de seis pessoas ou dez em esplanadas) e podem ser praticadas todas as modalidades desportivas, para além da permissão de atividade física ao ar livre e ginásios. Grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação e casamentos e batizados com 50% de lotação serão permitidos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe