Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C

Confinamento não diminui dinamismo nas vendas de imóveis

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, José Figueiredo, diretor-geral do ComparaJá.pt., uma plataforma focada em finanças pessoais, nomeadamente para ajudar as famílias a poupar no crédito habitação, disse que o número de utilizadores “tem vindo a aumentar de mês para mês, sendo visível que os portugueses continuam a procurar financiamento para comprar casa”.
José Figueiredo, diretor-geral do ComparaJá.pt

“Nesse sentido, é possível perceber que o mercado imobiliário continua bastante dinâmico”, revelou.

Segundo José Figueiredo, o confinamento até “acabou por trazer algumas oportunidades para o ComparaJá.pt, visto que, ao disporem de mais tempo como consequência da obrigação de permanecer em casa, muitos portugueses que até não tinham o hábito de comparar os seus produtos bancários – desde o crédito habitação ao cartão de crédito – ou pacotes de telecomunicações, acabaram por dedicar algum do seu tempo a esta análise, de forma a encontrar oportunidades de poupança, recorrendo à nossa plataforma para tal”.

Após uma retração por parte dos consumidores durante o final do mês de março e início de abril de 2020, sobretudo ao “nível da pesquisa por crédito habitação, dadas as incertezas quanto aos timings de retoma da “normalidade”, este responsável disse que foi “percebendo que a cada semana que passava a procura ia, gradualmente, retomando os níveis anteriores ao surgimento da Covid-19”.

“Neste momento essa retração já não se faz notar, estando o mercado do crédito habitação muito dinâmico”, adiantou.

Segundo este responsável, a taxa de esforço é um importante indicador para as famílias – não só da região Oeste, mas de todo o país – “no momento de contrair crédito”. “Este conceito avalia a proporção dos rendimentos totais de um agregado afetos ao pagamento das várias obrigações financeiras, nomeadamente o crédito à habitação, o crédito automóvel e outros empréstimos ao consumo”, explicou, acrescentando que mede a capacidade de cumprimento dos compromissos financeiros assumidos pelos agregados familiares.

De forma a garantir que, após o pagamento das obrigações mensais com créditos, as famílias dispõem de rendimentos suficientes para fazer face às despesas do dia a dia (tais como alimentação, saúde, transportes, educação ou lazer), bem como para alocar parte a poupanças, “esta taxa não deverá ser superior a 33%, ou seja, um terço do rendimento total do agregado”, referiu.

Com a guerra de spreads a “levar bancos a descer já abaixo de 1% e com a Euribor em mínimos históricos, atualmente a contratação ou transferência de crédito habitação afirma-se como muito apelativa, uma tendência que se mantém em época de Covid-19”.

Nesse sentido, de acordo com José Figueiredo, podem ser apontadas três grandes razões para o facto de atualmente ser apelativo pedir ou transferir crédito habitação.

“Desde 2008 que os spreads praticados pelas instituições financeiras não se encontravam tão baixos. Esta taxa tem vindo a descer na generalidade dos bancos, sendo o mínimo atualmente publicitado de 0,95%”, disse, acrescentando que “no entanto, para determinados tipos de operações é possível conseguir um spread abaixo de 0,9%, como vários utilizadores do ComparaJá.pt tiveram oportunidade de beneficiar ao recorrer aos nossos serviços gratuitos de comparação”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhado na posse de faca com 30 centímetros no concerto de 15 de maio

Um homem de 25 anos foi apanhado na posse de uma faca com cerca de 30 centímetros de lâmina quando assistia a um concerto ao ar livre nas Caldas da Rainha, tendo a PSP, que procedeu à sua detenção, revelado crer que o indivíduo poderia ir envolver-se num confronto entre grupos rivais.

faca

Estudantes premiados na Gala do Empreendedorismo

Um kit inteligente para ser colocado em passadeiras, bicicletas produtoras de energia, a reabilitação da Mata das Mestras e um suporte para mochilas com sensores e GPS, foram os projetos vencedores da 17ª edição da Gala do Empreendedorismo das Caldas da Rainha, que teve lugar a 4 de maio, na Expoeste.

premiosempreendedorismo2 1

ESAD.CR abriu portas durante uma semana

De 6 a 10 de maio a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) abriu as suas portas à comunidade com mais uma edição da “Semana dos 30 anos”, que se realiza desde 2020.

esad30anos11