Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
13° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C
Crónicas noturnas

A lei do menor esforço

Jorge Ferreira

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Quando leio os meus autores maiores Pessoa, Durrell, Márai...o verbo torrencial de Raduan Nassar, fico sem chama para seguir com estas crónicas, manta de retalhos, falsa partida para o romance que nunca escrevi.
Peça de Maria dos Cacos (colecção particular)

O que me faz persistir é uma voz amiga que me diz sempre: escreve, ficará alguma coisa do que vivemos, as aventuras da cerâmica e as outras.

Chego a invejar os autores menores, porque conseguem escrever ficção, chegar ao seu fim.

Nem o livro sobre Cerâmica das Caldas que se intitularia: De Dona Maria dos Cacos a Ferreira da Silva, será concluído.

Os textos apenas precisariam de correções e acrescentos, mas, por razões de agenda, os necessários complementos de imagem, fotografias das peças e respectivas marcas, não estarão disponíveis.

Mesmo assim, não resisto a incluir neste preâmbulo o prefácio que tinha preparado para o efeito.

De Dona Maria dos Cacos a Ferreira da Silva

Ter nascido no quarto número seis do Montepio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, no final da tarde do dia 2 de Setembro de 1953, foi a razão primeira.

Ter crescido na rua da Liberdade, entre a farmácia, as lojas das louças e as pastelarias, também ajudou.

Mais de meio século depois destes primeiros passos, falo sobre a obra de gente criativa da minha terra, que soube transformar o barro em arte que espalhou pelo mundo.

Escrevo com paixão de colecionador, para recordar a fabulosa saga da Louça das Caldas.

Detetado o interesse, nacional e internacional, pelo tema, impôs-se-me esta tentativa esforçada, modesto contributo para a “estória” desta produção, na ausência de dados sobre “todos” os fabricantes (em especial os menos conhecidos: de Manuel Mafra e Rafael Bordalo Pinheiro sabe-se muito…felizmente!).

Apesar das pesquisas em arquivos nacionais e municipais, são reconhecidas as lacunas sobre a biografia dos ceramistas, respetivas marcas, localização de lojas e oficinas, caraterização das matérias-primas utilizadas: barros, engobes, corantes, vidrados…tantas coisas que eu não sei.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa juvenil do Acrotramp é vice-campeã nacional

Constituída por Rita Laranjeira, Lara Murtinho, Zoe Mendes e Madalena Gonçalves, a equipa do Acrotramp Clube de Caldas é vice-campeã nacional em duplo minitrampolim (1ª divisão), na sequência do campeonato que decorreu nos dias 27 e 28 de abril, no Pavilhão Desportivo de Loulé, reunindo cerca de 500 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.

acrotramp1

Kidicaldas junta gerações pela mobilidade

O Kidicaldas, encontro de crianças, jovens de adultos em defesa da mobilidade, vai ter um percurso de 6,3 quilómetros de bicicleta pela cidade, no dia 5 de maio, com início na Expoeste às 10h00 e término no parque urbano das Águas Santas pelas 11h15 para algumas atividades.

cartaz duplo kidicaldas