Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C
Escaparate

Unidade de Cuidados Intensivos

Rui Calisto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O tema de hoje é muito delicado, pois, aborda uma das mais prementes necessidades do concelho das Caldas da Rainha e arredores.
Rui Calisto

O Centro Hospitalar do Oeste, E.P.E – unidade de Caldas da Rainha carece de uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), e não se compreende como, ano após ano, esse assunto tem sido deixado de lado pela classe política local, bem como pelos sucessivos ministérios da saúde implementados no pós-25 de Abril.

Segundo investigação, confirmei que nenhum partido político local tem esse assunto em pauta, ou está atento a essa situação, não existindo, portanto, um estudo acerca dessa indispensabilidade, que possa ser encaminhado ao citado Ministério, ou à Assembleia da República, para permitir que tão importante sector hospitalar seja uma prioridade para esse concelho, quiçá para toda a Região Oeste, servindo, inclusive, de grande apoio para os seus congéneres de Leiria e de Lisboa.

Uma UCI ou Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) é um organismo que se evidencia como uma divisão hospitalar imprescindível, munida de uma estrutura de vigilância continuada, e que acolhe enfermos cujo estado de saúde é iminentemente grave.

Os pacientes agudamente doentes necessitam de um suporte e cuidados avançados de vida, que somente uma UCI pode oferecer, por possuir uma ambiência de elevada complexidade, protegida, e exclusiva na envolvência hospitalar, devido, principalmente, à monitorização absoluta, com cerrada vigilância nas 24 horas de cada dia.

Se atentarmos ao facto de qual o tipo de doente que necessita de uma UCI (hipotensão arterial refratária, desconforto respiratório, infarto e acidente vascular cerebral (AVC), etc.), percebemos que a região de Caldas da Rainha deveria possuir uma unidade como essa há muitos anos, evitando, assim, o encaminhamento para Leiria ou Lisboa (dependendo das vagas existentes, os pacientes podem ter de enfrentar uma distância maior, sendo deslocados para Coimbra). O que, certamente, poderia ter salvado muitas vidas.

Os intensivistas (profissionais que trabalham nessas unidades) são de variadas áreas médicas, ou seja, multiprofissionais e interdisciplinares, fundamentais para o sucesso do tratamento dos pacientes internados nesse tipo de ala. Pessoas que, pelas suas qualificações, aliadas a uma unidade de última geração, podem facultar um atendimento de alto gabarito, dignidade e conforto, a cada paciente.

Uma UCI é um instrumento primordial para o progresso curativo do internado, pela citada excelência dos profissionais, ou pela existência dos equipamentos especializados incorporados a cada leito (eletrocardiográficos, esfigmomanómetros, capnógrafos, máscaras e cateteres de oxigénio, etc.).

Em suma, a classe política local deveria atuar conforme a necessidade (e, neste caso, esta é iminente), sem preocupações com a sua cor partidária. Os políticos da região “teriam de levantar a voz” (inclusive em conjunto com outros setores do concelho, bem como de toda a região Oeste) pressionando o Ministério da Saúde, e os deputados da Assembleia da República, para a inadiável instalação de uma UCI no Centro Hospitalar do Oeste, unidade de Caldas da Rainha.

O prometido novo Hospital do Oeste não sairá do papel tão cedo, porque é simplesmente uma questão política, e nenhum Governo quer iniciar algo que poderá não ter o privilégio de inaugurar, portanto, cada concelho deve pensar – no quesito saúde – qual a sua maior necessidade. A das Caldas da Rainha é a da instalação de uma UCI.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial