Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C
Torres Vedras

Hospital investiga morte de idoso que esperava para ser atendido

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) abriu um processo de averiguação para apurar as circunstâncias em que ocorreram o falecimento de um doente, de 87 anos na Área Dedicada para Doentes Respiratórios (ADR-SU) da unidade de Torres Vedras, no passado dia 12.
Tem-se verificado uma elevada afluência de doentes ao Hospital de Torres Vedras

O Correio da Manhã noticiou que o idoso morreu à porta do Hospital de Torres Vedras, quando, por falta de camas, aguardava numa ambulância dos bombeiros de Mafra para ser atendido. Não estava diagnosticado com Covid-19 e apresentava sérias dificuldades respiratórias.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) indicou à agência Lusa que o pedido de socorro à vítima foi recebido às 9h16 e o doente foi “admitido já em paragem cardiorrespiratória”, na urgência, pelas 12h20.

O INEM reconheceu que a demora de três horas foi “um tempo de espera acima do desejável para que o utente fosse admitido” na urgência de Torres Vedras e apontou como justificação a “elevada afluência ao serviço”, sublinhando ter havido na mesma altura uma “elevada afluência às urgências” dos hospitais da região.

O CHO revelou que “ainda está a decorrer um processo de averiguação dos factos”, no entanto, avança que “não correspondem à realidade as notícias que referem que o utente faleceu na ambulância e que esteve cerca de nove horas de espera”.

A administração admitiu, contudo, que nos últimos dias tem-se verificado uma elevada afluência de doentes à ADR-SU, “o que tem provocado alguns constrangimentos no que concerne ao tempo de espera para atendimento”.

“Foram instaladas tendas pela Proteção Civil junto ao Hospital de Torres Vedras, com o intuito de aumentar a capacidade de resposta à pandemia de Covid-19. Estas tendas serão utilizadas para a realização de colheitas para testes de diagnóstico à Covid-19, para a realização de pensos a utentes Covid-19 e servirão de apoio aos utentes que estão a aguardar atendimento nas consultas externas”, descreveu a administração hospitalar.

Recorde-se que na sequência do surto de Covid-19 e perante a necessidade de ocupar espaços para internamento dos doentes infetados, tem-se verificado uma situação de sobrelotação.

Nos últimos dias, por esse motivo, as ambulâncias têm-se aglomerado e ficado retidas à porta de hospital até os doentes darem entrada na urgência.

O surto de Covid-19 identificado no hospital de Torres Vedras já provocou onze mortos e tem ativos 134 casos, de acordo com os boletins diários emitidos pela Câmara Municipal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial