Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
Torres Vedras

Hospital investiga morte de idoso que esperava para ser atendido

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) abriu um processo de averiguação para apurar as circunstâncias em que ocorreram o falecimento de um doente, de 87 anos na Área Dedicada para Doentes Respiratórios (ADR-SU) da unidade de Torres Vedras, no passado dia 12.
Tem-se verificado uma elevada afluência de doentes ao Hospital de Torres Vedras

O Correio da Manhã noticiou que o idoso morreu à porta do Hospital de Torres Vedras, quando, por falta de camas, aguardava numa ambulância dos bombeiros de Mafra para ser atendido. Não estava diagnosticado com Covid-19 e apresentava sérias dificuldades respiratórias.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) indicou à agência Lusa que o pedido de socorro à vítima foi recebido às 9h16 e o doente foi “admitido já em paragem cardiorrespiratória”, na urgência, pelas 12h20.

O INEM reconheceu que a demora de três horas foi “um tempo de espera acima do desejável para que o utente fosse admitido” na urgência de Torres Vedras e apontou como justificação a “elevada afluência ao serviço”, sublinhando ter havido na mesma altura uma “elevada afluência às urgências” dos hospitais da região.

O CHO revelou que “ainda está a decorrer um processo de averiguação dos factos”, no entanto, avança que “não correspondem à realidade as notícias que referem que o utente faleceu na ambulância e que esteve cerca de nove horas de espera”.

A administração admitiu, contudo, que nos últimos dias tem-se verificado uma elevada afluência de doentes à ADR-SU, “o que tem provocado alguns constrangimentos no que concerne ao tempo de espera para atendimento”.

“Foram instaladas tendas pela Proteção Civil junto ao Hospital de Torres Vedras, com o intuito de aumentar a capacidade de resposta à pandemia de Covid-19. Estas tendas serão utilizadas para a realização de colheitas para testes de diagnóstico à Covid-19, para a realização de pensos a utentes Covid-19 e servirão de apoio aos utentes que estão a aguardar atendimento nas consultas externas”, descreveu a administração hospitalar.

Recorde-se que na sequência do surto de Covid-19 e perante a necessidade de ocupar espaços para internamento dos doentes infetados, tem-se verificado uma situação de sobrelotação.

Nos últimos dias, por esse motivo, as ambulâncias têm-se aglomerado e ficado retidas à porta de hospital até os doentes darem entrada na urgência.

O surto de Covid-19 identificado no hospital de Torres Vedras já provocou onze mortos e tem ativos 134 casos, de acordo com os boletins diários emitidos pela Câmara Municipal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto