Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
11° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C

Tarólogo caldense cria baralho tarot que entrou no mercado russo

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O tarólogo caldense Ricardo Fonseca, que mora atualmente fora do país, criou o seu próprio baralho de leitura e interpretação, com “uma visão própria, moderna e mais futurista do tarot”. Composto por 36 cartas de interpretação muito intuitiva, o “The Hoping Soul of Lenormand by Ricardo Fonseca” é um baralho de autor desenvolvido em parceria com uma artista portuguesa, que no início deste ano já se encontra à venda no mercado russo.
Ricardo Fonseca, tarólogo caldense

Atualmente a morar na Suíça, Ricardo Fonseca recorda que o seu contacto com o mundo espiritual começou desde muito cedo. “Em jovem sempre me interroguei sobre a vida após a morte, os déjà-vus e o sexto sentido. Eram temas que despertavam curiosidade de como tudo isto se interligava, até que em adulto apercebi-me que todos nós temos capacidades intuitivas, e podemos desenvolvê-las e dominá-las”, contou o caldense.

Nesse sentido começou por conectar-se com o Reiki em 2004, “sem grande expetativa ou conhecimentos para uso próprio e prática diária. Era uma terapia simples, mas requeria disciplina e entrega”, e onze anos mais tarde aprofundou os conhecimentos, onde deparou-se com o primeiro contacto com cartas como ferramenta de adivinhação num primeiro workshop que participou em Caldas da Rainha, numa altura que estava de férias em Portugal. “E assim começou o meu interesse pela área espiritual”, relatou o tarólogo.

Igualmente expandiu os seus conhecimentos na área da cartomancia com leituras intuitivas e mediúnicas, com o oráculo Petit Lenormand, o Tarot Mediúnico e Baraja Española, sendo “um eterno apaixonado por baralhos”.

Face a isso, Ricardo Fonseca sentiu a necessidade de produzir o seu próprio baralho, “mais atualizado e adequado aos tempos em que vivemos, identificável com a minha energia e com a energia que eu queria passar aos meus consultantes, pois a maioria dos baralhos que existem no mercado são na sua maioria muito esbatidos, e com pouca cor, tal como os baralhos originais do século XV/XVI, e as suas imagens todas muito semelhantes, e sem identidade própria”.

Com objetivo de criar cores fortes e vibrantes, o tarólogo criou um baralho onde cada carta foi desenhada e pintada à mão, com técnicas de aguarela pela artista Mitsu que também é portuguesa. “No fundo quis usar os métodos tradicionais de leitura e interpretação, adaptando-os a uma visão própria, moderna e mais futurista”, explicou o caldense, adiantando que o baralho foi também “uma maneira de intuitivamente explorar mais os conceitos das 36 cartas que compõem este baralho”.

Além disso cada carta e caixa do baralho consistem em puras ilustrações, com uma mínima manipulação digital, que “não existia no mercado”.

Este baralho de autor, “The Hoping Soul of Lenormand by Ricardo Fonseca” foi produzido sem qualquer apoio de editoras, demorando assim cerca de dois anos para “chegar ao resultado final”. Acompanhado por um livro explicativo traduzido em quatro línguas (português, espanhol, inglês e francês), o baralho encontra-se disponível para venda através do site www.ricardofonsecatarot.com e em websites direcionados para esta área, e foi divulgado em Inglaterra num artigo na revista The Esotoracle como um dos baralhos de autor de 2020.

Ricardo Fonseca foi contactado por uma editora russa, no sentido de publicar e ceder os direitos de autor, de modo a que o baralho fosse expandido na Rússia através de uma editora de artigos esotéricos.

No seu entender, “esta proposta é o reconhecimento de um projeto que criei e afinal são poucos os autores ou escritores que terão os seus artigos traduzidos e vendidos na Rússia, e na área esotérica serei um dos primeiros portugueses a ter entrada no mercado russo e isso é algo que me deixa feliz”.

O baralho encontra-se à venda no mercado russo desde o início do ano.

Além da sua “paixão pelos baralhos”, Ricardo Fonseca também contribui como previsor residente no Sapo Astral, com previsão dos signos, e ainda é operador de mesa radiónica (terapia de reequilíbrio energético) de St. Germain e Arcanjo Miguel, Regressiva e Mesa Radiónica Crística, com a missão de limpar energeticamente, remover obstáculos nos mais variados campos da vida dos que o procuram, e principalmente trazer mais força interior. É formado em variadas ferramentas de cura, limpeza e reconexão como terapia multidimensional, Master Teacher em Magnified Healing e Barras Access, e aprofundou os seus estudos de contacto com o mundo espiritual e desenvolvimento mediúnico na Arthur Findlay College em Inglaterra.

“Acredito e defendo que a formação permanente é algo que considero importante para prestar sempre um bom serviço com qualidade e diferença”, frisou Ricardo Fonseca, que dava consultas não só em Zurique na Suíça, como esporadicamente em Caldas da Rainha, Lisboa e em Londres. “Espero que a pandemia passe rápido porque adoro estar presencialmente com os meus clientes”, manifestou.

Dividido entre consultas, artigos esporádicos para revistas esotéricas em Portugal e as previsões no Sapo Astral, Ricardo Fonseca acaba por ter pouco tempo para se dedicar a outros projetos. Contudo, “existem outras ideias que estão no forno, porque um baralho não surge no mercado sem um livro”.

Segundo o tarólogo, “os livros que existem no mercado sobre este oráculo sinto que ficam também aquém, e por isso chegou a altura de escrever e explicar a todos aqueles que se querem iniciar nestas andanças”. “Espero ter mais tempo para ministrar workshops, pois acredito que o mundo está cada vez mais desperto para estes temas”, declarou Ricardo Fonseca.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas