Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 19° C

Dois surtos no hospital das Caldas com três mortos entre os 36 infetados

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Três idosos morreram com Covid-19 no hospital das Caldas da Rainha, onde se registaram dois surtos com 28 doentes e oito profissionais de saúde infetados, aguardando-se ainda vários resultados.
O internamento Covid em Caldas da Rainha está no limite da capacidade

A intenção inicial do conselho de administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) era não revelar em qual das três unidades do CHO – Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche – e em quais serviços se verificaram. “Não foi referido intencionalmente, para não gerar alarme social”, afirmou a administração ao JORNAL DAS CALDAS. Contudo, o aparecimento de um segundo surto contrariou os planos.

O primeiro caso foi detetado no dia 7 de dezembro, perante o resultado positivo de um doente internado, que tinha testado negativo anteriormente.

O conselho de administração anunciou na passada quinta-feira a existência de um surto, inicialmente com quatro doentes e três funcionários infetados, número que subiu no dia seguinte para seis doentes e quatro profissionais de saúde. Os profissionais infetados (enfermeiros e auxiliares) encontram-se em isolamento no domicílio e os doentes foram transferidos para áreas de internamento Covid-19 do CHO. Dois doentes já tiveram alta para casa.

“Registou-se o óbito de um doente com 85 anos e com comorbilidades” (outras patologias independentes e adicionais), revelou.

Foram testados funcionários e doentes do serviço envolvido, no total de onze doentes e sessenta profissionais, cujos resultados já foram todos conhecidos, não estando previstos mais testes, transmitiu a administração ao JORNAL DAS CALDAS.

No segundo caso, relatado na sexta-feira passada, encontram-se a ser testados todos os funcionários e os doentes dos serviços envolvidos, no total de 101 profissionais e 53 doentes. Até à data, confirmam-se que estão infetados 22 doentes e quatro profissionais de saúde, sendo esperados mais resultados em breve, bem como a repetição de testes, nas situações em que clinicamente se justifica. Os casos positivos estão a ser transferidos para áreas de internamento Covid.

“Registaram-se dois óbitos, um com 78 anos e outro com 86 anos, ambos com pluripatologias”, disse a administração ao JORNAL DAS CALDAS, que indicou que foi feita a desinfeção dos serviços, “de forma a que o hospital continue a ser um local seguro para a prestação de cuidados”.

Admitiu, contudo, que os serviços de medicina e de cirurgia do hospital das Caldas da Rainha estão afetados devido aos surtos, procurando-se abrir uma nova enfermaria Covid.

Segundo a administração, “o internamento Covid em Caldas da Rainha e Torres Vedras está no limite da capacidade instalada, pelo que se pondera a abertura de uma nova unidade de internamento Covid em local ainda a determinar, no sentido de evitar transferências de utentes para outros hospitais”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas