Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste junta alunos em combate gastronómico

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, subiram ao ringue para lutar pelos melhores pratos de um duelo entre o Algarve e a Espanha, no âmbito do projeto “Sustentabilidade à Mesa”. O Algarve venceu a Espanha por 5 a 2 no almoço temático que decorreu no passado dia 10 no restaurante pedagógico Ferreira da Silva.
A famosa paella foi servida no combate gastronómico entre o Algarve e a Espanha

O objetivo é desafiar os futuros chefes a representarem cozinhas de outras regiões e países para os combates gastronómicos, “onde é importante os cruzamentos e as ligações entre diversos mundos gastronómicos”, esclareceu o diretor da EHTO, Daniel Pinto. “Iniciativas destas preparam os alunos para pensar imaginativamente, expondo-os a uma infinidade de experiências culinárias”, adiantou.

Este foi o último combate de 2020. A iniciativa volta nas duas primeiras semanas de janeiro do próximo ano com mais duas batalhas gastronómicas, entre Alemanha e a Madeira e Trás-os-Montes versus França. Os alunos entram depois no final do primeiro semestre e a EHTO arranca em fevereiro com o segundo semestre deste ano letivo com grandes novidades que prometem explorar a relação entre cultura e a gastronomia.

Na chegada à escola, os clientes eram servidos com uma sangria acompanhada por uma tapa com tomate. Já sentados à mesa no restaurante pedagógico, foi servido pão com manteiga de laranja do Algarve e tapas variadas com gaspacho. O primeiro prato foi bife de atum à Algarvia seguido de uma paella mista.

Para a sobremesa, os alunos serviram tarte de alfarroba, curd de laranja e gelado de amêndoa. Um dos alunos do curso de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas criou um cocktail final para o combate que foi feito com licor de amêndoa e limão.

Como convidada para este almoço e em representação do país vizinho, esteve Vanessa Cardoso Egrejas, natural de Espanha (Madrid) e professora de espanhol na EHTO e no Instituto Politécnico de Leiria.

Em castelhano revelou que foi uma batalha interessante e que os pratos “estavam muito equilibrados”. “A culinária portuguesa e espanhola têm muita coisa em comum. A cozinha mediterrânea é muito similar, mas clara com alguns sabores diferentes”, referiu.

Vanessa Cardoso, que vive nas Caldas já há alguns anos, salientou que “a Espanha e o Algarve sempre tiveram muito contato e as origens da cozinha acabam por ter muitos pontos em comum devido à influência árabe”.

A docente elogiou ainda o facto da escola fazer “esta ligação gastronómica com Espanha, porque tal como Portugal também o país espanhol é um paraíso para os amantes de comida”.

Vanessa Cardoso organiza todos os anos uma visita de estudo com os alunos à Feira Internacional de Turismo em Madrid. Em 2021, devido à pandemia, a feira foi adiada para maio.

O chef Luís Tarenta, que neste almoço esteve no papel de cliente, referiu que o projeto pretende sobretudo “realçar o produto”. “Os alunos terão que saber preparar um cocktail e fazer as confeções bem feitas, mas essencialmente a escola pretende que eles conheçam o produto, porque é a base do que nós vamos apresentar aos clientes”, contou.

O formador disse que já estão a preparar o segundo semestre e sem querer levantar o véu, garante que vai ligar as artes à gastronomia, com o foco na cozinha sustentável.

A aluna do curso de curso de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas, Beatriz Fernandes, foi a responsável pela sala e decorou as mesas com uma peça de arte em vidro da autoria de Ana F. Silva, artesã de Peniche.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe