Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 26° C
19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 29° C

“Come a sopa, senão chamo o polícia”

Francisco Vogado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Este período de quarentena até tem alguns aspetos positivos que importa realçar e que nos fazem refletir. Afinal temos mais tempo, para nós!
Francisco Vogado

Por incrível que pareça, estando o país em quarentena, com os contactos sociais limitados há saudações que nos despertam e fazem um clique interior, que nos levam a reflexões mais profundas.

Lembra-se da última vez que teve uma saudação de um agente policial na rua?

Vem isto a propósito da cidade das Caldas da Rainha, ter polícias na rua, em atitudes de aconselhamento e vigilância, mas sobretudo exercendo cidadania. Agentes da polícia que nem são de trânsito, com coletes amarelos, nem estão em missão especial de ocorrências, com aquele aspeto rígido e olhar distante, que nem sempre reconhecemos como amigável.

Estes são apenas agentes policiais, que estão exercendo uma vigilância discreta das ruas, praticando uma cidadania ativa, junto dos transeuntes, umas vezes a pé, outras de carro mas nós vimo-los, temos o sentimento que estamos guardados, cumprimentamo-los com um abanar de cabeça ou um gesto com o braço e um sorriso, a que eles frequentemente respondem. Provavelmente são os mesmos que vestem o colete amarelo e muitas vezes insensíveis às razões dos automobilistas aplicam os regulamentos sem apelo nem agravo.

Mas há mais…pelo facto de andarem a pé têm atitudes que devem ser realçadas, porque são humanas e talvez sejam próprias do homem que está por baixo da farda, mas não do polícia, a que nos habituaram.

Entram nos estabelecimentos, cumprimentam, indagam se está tudo a correr bem, enfim…praticam a sociabilidades natural de um ser humano a que cada vez estamos menos habituados.

Isto “toca-me” no coração e apetece-me gritar alto como nos faz bem esta cordialidade.

O tempo do “come a sopa senão chamo o polícia”, já lá vai. Mas também compete ao polícia, não fazer de “papão”!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.