Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
12° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Óbidos vai ter uma “Living Street”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Oeste Sustentável anunciou que as candidaturas dos Municípios de Óbidos e de Faro foram vencedoras do projeto Living Streets em Portugal, tendo obtido um financiamento de 20 mil euros cada uma, para desenvolverem os seus projetos, o que deverá ocorrer entre dezembro deste ano e outubro do próximo.
A Óbidos Living Streets será numa das zonas mais nobres da vila, mesmo à entrada da muralha

Foram recebidas treze candidaturas de Bombarral, Caldas da Rainha, Cascais, Faro, Junta de Freguesia da Ajuda (Lisboa), Leiria, Óbidos, Peniche, Ponta Delgada, Torres Vedras, Valongo e duas candidaturas de Setúbal.

Na primeira fase, as candidaturas foram avaliadas pelos membros do júri convidado, constituído por três entidades: José Coutinho, coordenador do Grupo de Ação Local da Associação de Desenvolvimento Rural Leaderoeste, Sara Duarte, da Direção de Desenvolvimento e Comunicação, da empresa Águas do Tejo Atlântico, e Hélder Careto, diretor da ATTCEI – Associação de Transferência de Tecnologia e Conhecimento para Empresas e Instituições.

A candidatura de Faro obteve a pontuação mais elevada, com 58 pontos, seguindo-se Óbidos e Torres Vedras, ex-aequo com 55 pontos.

Numa segunda fase, as candidaturas foram analisadas por parte dos parceiros do projeto Living Streets, designadamente Energy Cities (coordenadora do projeto), Sustainable City (Grécia) e Terra Hub (Croácia), tendo a candidatura de Óbidos sido votada por unanimidade, como a segunda candidatura a ser financiada, a seguir a Faro.

Torres Vedras ficará em processo de repescagem, para um possível financiamento pelo programa EUKI (European Climate Initiative), desenvolvido pelo Ministério Federal do Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha, que financia o projeto Living Streets.

A primeira Living Street de Faro será implementada na Rua Caldas Xavier, onde existe um espaço público inteiramente utilizado para estacionamento. O objetivo é retirar os carros deste local e devolvê-lo aos cidadãos e aos moradores que ali habitam, promovendo a sua requalificação, criando um espaço verde e um espaço de convívio ideal para conviver, comer, jogar, estudar, trabalhar, ler, andar de bicicleta e respirar ar puro.

A Óbidos Living Streets será numa das zonas mais nobres da vila, mesmo à entrada da muralha, envolvendo a Ruas da Porta da Vila e a Rua do Cemitério, onde serão realizadas atividades desportivas, musicais, culturais e ambientais, fomentando o envolvimento dos cidadãos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Noite de fados solidária

Um grupo de amigos de Hugo Silva uniu-se e organizou uma noite de fados solidária para o ajudar a juntar algum dinheiro para os seus tratamentos após um acidente que sofreu há alguns meses.

barreiras

Caldas Rugby Clube permanece na 1ª Divisão

O Caldas Rugby Clube jogou no Complexo Desportivo de Évora na derradeira jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ambas as equipas com a sua classificação decidida nos dois primeiros lugares e a permanência há muito alcançada.

evora

Surf Parque Óbidos garante investimento de surfista de elite

Kanoa Igarashi, surfista que ocupa atualmente a sétima posição da Liga Mundial de Surf, tornou-se investidor do Surf Parque Óbidos, que arrancará em março de 2026 com um período de abertura ligeira seguido da grande abertura ao público em julho.

surf