Q

Previsão do tempo

18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
19° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Óbidos vai ter uma “Living Street”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Oeste Sustentável anunciou que as candidaturas dos Municípios de Óbidos e de Faro foram vencedoras do projeto Living Streets em Portugal, tendo obtido um financiamento de 20 mil euros cada uma, para desenvolverem os seus projetos, o que deverá ocorrer entre dezembro deste ano e outubro do próximo.
A Óbidos Living Streets será numa das zonas mais nobres da vila, mesmo à entrada da muralha

Foram recebidas treze candidaturas de Bombarral, Caldas da Rainha, Cascais, Faro, Junta de Freguesia da Ajuda (Lisboa), Leiria, Óbidos, Peniche, Ponta Delgada, Torres Vedras, Valongo e duas candidaturas de Setúbal.

Na primeira fase, as candidaturas foram avaliadas pelos membros do júri convidado, constituído por três entidades: José Coutinho, coordenador do Grupo de Ação Local da Associação de Desenvolvimento Rural Leaderoeste, Sara Duarte, da Direção de Desenvolvimento e Comunicação, da empresa Águas do Tejo Atlântico, e Hélder Careto, diretor da ATTCEI – Associação de Transferência de Tecnologia e Conhecimento para Empresas e Instituições.

A candidatura de Faro obteve a pontuação mais elevada, com 58 pontos, seguindo-se Óbidos e Torres Vedras, ex-aequo com 55 pontos.

Numa segunda fase, as candidaturas foram analisadas por parte dos parceiros do projeto Living Streets, designadamente Energy Cities (coordenadora do projeto), Sustainable City (Grécia) e Terra Hub (Croácia), tendo a candidatura de Óbidos sido votada por unanimidade, como a segunda candidatura a ser financiada, a seguir a Faro.

Torres Vedras ficará em processo de repescagem, para um possível financiamento pelo programa EUKI (European Climate Initiative), desenvolvido pelo Ministério Federal do Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha, que financia o projeto Living Streets.

A primeira Living Street de Faro será implementada na Rua Caldas Xavier, onde existe um espaço público inteiramente utilizado para estacionamento. O objetivo é retirar os carros deste local e devolvê-lo aos cidadãos e aos moradores que ali habitam, promovendo a sua requalificação, criando um espaço verde e um espaço de convívio ideal para conviver, comer, jogar, estudar, trabalhar, ler, andar de bicicleta e respirar ar puro.

A Óbidos Living Streets será numa das zonas mais nobres da vila, mesmo à entrada da muralha, envolvendo a Ruas da Porta da Vila e a Rua do Cemitério, onde serão realizadas atividades desportivas, musicais, culturais e ambientais, fomentando o envolvimento dos cidadãos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss