Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 16° C

Guardador de histórias do Bombarral faleceu aos 91 anos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Faleceu José Luciano Gonçalves Basto, decano do jornalismo regional, com mais de meio século a escrever as histórias e acontecimentos do Bombarral.
José Luciano Gonçalves Basto

Natural de Cabeceiras de Basto, uma vila minhota do distrito de Braga, foi para o Bombarral em agosto de 1961, para exercer o cargo de ajudante no Cartório Notarial.

Tinha também “veia” de jornalista e aceitou o convite para escrever no jornal “Ecos do Bombarral”. Na edição de 1 de outubro de 1961 publicava o primeiro artigo, intitulado ” O Bombarral visto por um minhoto”. Até à extinção do jornal, em 1971, foi a sua principal referência.

Em maio de 1983, José Luciano surge como diretor do “Jornal do Bombarral”, que terminou em março de 1984, após dez edições

Como proprietário e diretor, lança para as bancas o jornal “Notícias do Bombarral”, mensário publicado pela primeira vez em 1 de setembro de 1986, passando a quinzenário a 1 de janeiro de 1989. Perdurou até 2015.

José Luciano Gonçalves deixa um importante legado cultural, adquirido em parte, para o arquivo municipal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).