Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Câmara da Nazaré procura levantar interdição de surfar na Praia do Norte

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Praia do Norte, na Nazaré, está interdita desde a passada quarta-feira a qualquer atividade de surf nas ondas grandes, segundo determinação da capitania, com base num parecer negativo das autoridades de saúde, devido “à promoção da aglomeração de público”, mas a Câmara Municipal quer ver aprovado um plano de contingência que permita o Nazaré Tow Surfing Challenge, evento da Liga Mundial de Surf.
Milhares de pessoas estiveram há dias na Nazaré e colocaram a saúde pública em risco

Os serviços de proteção civil da autarquia questionaram as autoridades de saúde sobre a necessidade de estabelecer um pano de contingência”, uma vez que o período de espera da competição iniciou-se na última segunda-feira, estendendo-se até 31 de março de 2021. As atividades nas ondas da Praia do Norte foram consideradas “um risco acrescido para a saúde pública”, no atual contexto de pandemia da Covid-19.

O Município da Nazaré solicitou uma reunião com a Direção-Geral da Saúde de forma a garantir o regresso “de uma modalidade que tanto projetou a Nazaré e Portugal no mundo”, garantindo “o escrupuloso cumprimento das regras implementadas pela pandemia que vivemos”.

Dessa forma, permitir-se-á “a sobrevivência das dezenas de profissionais (surfistas, spotters, fotógrafos, videomakers, hoteleiros, entre outros”, associados à competição.

De acordo com o presidente da Câmara, Walter Chicharro, “o objetivo dessa reunião será o de apresentar um plano de contingência, desenvolvido em conjunto com a proteção civil, Bombeiros Voluntários da Nazaré, PSP e Capitania do Porto da Nazaré”.

“Pretendemos condicionar todos os acessos às zonas de assistência – praia, estrada do farol, entre outros – restringindo o acesso a apenas três pontos a um máximo de duas mil e quinhentas pessoas, que ficarão distribuídas pela zona do farol, da encosta e no areal da própria praia”, descreveu o autarca.

Prevê-se contagem cumulativa e em tempo real, enquanto “funcionários da autarquia, agentes da Polícia Marítima e da PSP patrulharão toda a zona de público, de forma a fazer cumprir as regras em vigor”, defendeu.

Walter Chicharro não coloca de parte o recurso a segurança privada, “de forma a que as forças da autoridade fiquem disponíveis para tarefas de fiscalização e cumprimento da lei que lhes estão reservadas”.

A autarquia, que assumirá todos os custos envolvidos, pretende ainda garantir que as próximas sessões de tow-in tenham transmissão on-line nas plataformas do município, para que não seja quebrada a ligação ao mundo.

Para Walter Chicharro “o investimento que a câmara municipal e Portugal têm feito na globalização deste fenómeno, nomeadamente com a campanha do Turismo de Portugal na Times Square (Nova Iorque) com a onda da Nazaré, e com o apoio dos surfistas que procuram a Nazaré em busca das ondas da sua vida e de baterem recordes, tem de ser respeitado, ao mesmo tempo que temos de garantir um eficaz controlo de acessos e imposição das regras sanitárias por parte de quem queira assistir, e assim fazer com que os surfistas possam sair para a água”.

Nas vésperas desta competição, milhares de visitantes encheram a estrada do farol e as falésias, para ver os treinos dos ‘big riders”, que aproveitaram as ondas gigantes formadas. PSP, Polícia Marítima, Bombeiros, Proteção Civil e Câmara Municipal travaram a multidão, mas não conseguiram evitar a formação de aglomerações e a existência de muitas pessoas sem máscara de proteção.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe