Q

Previsão do tempo

9° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C
9° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C
9° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C

Câmara da Nazaré procura levantar interdição de surfar na Praia do Norte

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Praia do Norte, na Nazaré, está interdita desde a passada quarta-feira a qualquer atividade de surf nas ondas grandes, segundo determinação da capitania, com base num parecer negativo das autoridades de saúde, devido “à promoção da aglomeração de público”, mas a Câmara Municipal quer ver aprovado um plano de contingência que permita o Nazaré Tow Surfing Challenge, evento da Liga Mundial de Surf.
Milhares de pessoas estiveram há dias na Nazaré e colocaram a saúde pública em risco

Os serviços de proteção civil da autarquia questionaram as autoridades de saúde sobre a necessidade de estabelecer um pano de contingência”, uma vez que o período de espera da competição iniciou-se na última segunda-feira, estendendo-se até 31 de março de 2021. As atividades nas ondas da Praia do Norte foram consideradas “um risco acrescido para a saúde pública”, no atual contexto de pandemia da Covid-19.

O Município da Nazaré solicitou uma reunião com a Direção-Geral da Saúde de forma a garantir o regresso “de uma modalidade que tanto projetou a Nazaré e Portugal no mundo”, garantindo “o escrupuloso cumprimento das regras implementadas pela pandemia que vivemos”.

Dessa forma, permitir-se-á “a sobrevivência das dezenas de profissionais (surfistas, spotters, fotógrafos, videomakers, hoteleiros, entre outros”, associados à competição.

De acordo com o presidente da Câmara, Walter Chicharro, “o objetivo dessa reunião será o de apresentar um plano de contingência, desenvolvido em conjunto com a proteção civil, Bombeiros Voluntários da Nazaré, PSP e Capitania do Porto da Nazaré”.

“Pretendemos condicionar todos os acessos às zonas de assistência – praia, estrada do farol, entre outros – restringindo o acesso a apenas três pontos a um máximo de duas mil e quinhentas pessoas, que ficarão distribuídas pela zona do farol, da encosta e no areal da própria praia”, descreveu o autarca.

Prevê-se contagem cumulativa e em tempo real, enquanto “funcionários da autarquia, agentes da Polícia Marítima e da PSP patrulharão toda a zona de público, de forma a fazer cumprir as regras em vigor”, defendeu.

Walter Chicharro não coloca de parte o recurso a segurança privada, “de forma a que as forças da autoridade fiquem disponíveis para tarefas de fiscalização e cumprimento da lei que lhes estão reservadas”.

A autarquia, que assumirá todos os custos envolvidos, pretende ainda garantir que as próximas sessões de tow-in tenham transmissão on-line nas plataformas do município, para que não seja quebrada a ligação ao mundo.

Para Walter Chicharro “o investimento que a câmara municipal e Portugal têm feito na globalização deste fenómeno, nomeadamente com a campanha do Turismo de Portugal na Times Square (Nova Iorque) com a onda da Nazaré, e com o apoio dos surfistas que procuram a Nazaré em busca das ondas da sua vida e de baterem recordes, tem de ser respeitado, ao mesmo tempo que temos de garantir um eficaz controlo de acessos e imposição das regras sanitárias por parte de quem queira assistir, e assim fazer com que os surfistas possam sair para a água”.

Nas vésperas desta competição, milhares de visitantes encheram a estrada do farol e as falésias, para ver os treinos dos ‘big riders”, que aproveitaram as ondas gigantes formadas. PSP, Polícia Marítima, Bombeiros, Proteção Civil e Câmara Municipal travaram a multidão, mas não conseguiram evitar a formação de aglomerações e a existência de muitas pessoas sem máscara de proteção.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Museu Nacional Resistência e Liberdade arranca em fevereiro

Tem início em fevereiro a empreitada com vista à instalação do Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, devendo a mesma estar concluída no primeiro trimestre de 2023, de modo a que possa ser inaugurado a 25 de abril de 2023, um ano antes das comemorações do 50º aniversário da Revolução dos Cravos.

museu

Fraude de vinte milhões de euros com IVA de venda de carros

Um esquema fraudulento relacionado com o comércio de automóveis que visava contornar a legislação europeia e nacional de forma a não entregar, aos Estados respetivos, o IVA que devia ser arrecadado com essas transações, foi desmantelado pela Polícia Judiciária, que deteve dois suspeitos, na sequência de mandados de detenção emitidos pela Secção de Caldas da Rainha do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria.

carros

Cercina reforça respostas sociais

A Cercina – Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré, reunida em assembleia geral no dia 29 de dezembro, aprovou por unanimidade o Plano de Atividades e Orçamento para 2022.