Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C

Câmara da Nazaré procura levantar interdição de surfar na Praia do Norte

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Praia do Norte, na Nazaré, está interdita desde a passada quarta-feira a qualquer atividade de surf nas ondas grandes, segundo determinação da capitania, com base num parecer negativo das autoridades de saúde, devido “à promoção da aglomeração de público”, mas a Câmara Municipal quer ver aprovado um plano de contingência que permita o Nazaré Tow Surfing Challenge, evento da Liga Mundial de Surf.
Milhares de pessoas estiveram há dias na Nazaré e colocaram a saúde pública em risco

Os serviços de proteção civil da autarquia questionaram as autoridades de saúde sobre a necessidade de estabelecer um pano de contingência”, uma vez que o período de espera da competição iniciou-se na última segunda-feira, estendendo-se até 31 de março de 2021. As atividades nas ondas da Praia do Norte foram consideradas “um risco acrescido para a saúde pública”, no atual contexto de pandemia da Covid-19.

O Município da Nazaré solicitou uma reunião com a Direção-Geral da Saúde de forma a garantir o regresso “de uma modalidade que tanto projetou a Nazaré e Portugal no mundo”, garantindo “o escrupuloso cumprimento das regras implementadas pela pandemia que vivemos”.

Dessa forma, permitir-se-á “a sobrevivência das dezenas de profissionais (surfistas, spotters, fotógrafos, videomakers, hoteleiros, entre outros”, associados à competição.

De acordo com o presidente da Câmara, Walter Chicharro, “o objetivo dessa reunião será o de apresentar um plano de contingência, desenvolvido em conjunto com a proteção civil, Bombeiros Voluntários da Nazaré, PSP e Capitania do Porto da Nazaré”.

“Pretendemos condicionar todos os acessos às zonas de assistência – praia, estrada do farol, entre outros – restringindo o acesso a apenas três pontos a um máximo de duas mil e quinhentas pessoas, que ficarão distribuídas pela zona do farol, da encosta e no areal da própria praia”, descreveu o autarca.

Prevê-se contagem cumulativa e em tempo real, enquanto “funcionários da autarquia, agentes da Polícia Marítima e da PSP patrulharão toda a zona de público, de forma a fazer cumprir as regras em vigor”, defendeu.

Walter Chicharro não coloca de parte o recurso a segurança privada, “de forma a que as forças da autoridade fiquem disponíveis para tarefas de fiscalização e cumprimento da lei que lhes estão reservadas”.

A autarquia, que assumirá todos os custos envolvidos, pretende ainda garantir que as próximas sessões de tow-in tenham transmissão on-line nas plataformas do município, para que não seja quebrada a ligação ao mundo.

Para Walter Chicharro “o investimento que a câmara municipal e Portugal têm feito na globalização deste fenómeno, nomeadamente com a campanha do Turismo de Portugal na Times Square (Nova Iorque) com a onda da Nazaré, e com o apoio dos surfistas que procuram a Nazaré em busca das ondas da sua vida e de baterem recordes, tem de ser respeitado, ao mesmo tempo que temos de garantir um eficaz controlo de acessos e imposição das regras sanitárias por parte de quem queira assistir, e assim fazer com que os surfistas possam sair para a água”.

Nas vésperas desta competição, milhares de visitantes encheram a estrada do farol e as falésias, para ver os treinos dos ‘big riders”, que aproveitaram as ondas gigantes formadas. PSP, Polícia Marítima, Bombeiros, Proteção Civil e Câmara Municipal travaram a multidão, mas não conseguiram evitar a formação de aglomerações e a existência de muitas pessoas sem máscara de proteção.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Quedas de árvores no Bombarral

Na sequência do mau tempo verificado no dia 27 de março, em particular a precipitação intensa que se registou durante a madrugada e manhã, a Proteção Civil do Bombarral registou mais de uma dezena de ocorrências relacionadas com cheias e inundações, quedas de árvores, deslizamento de terras, entupimento de valetas e aquedutos.

arvores

Tratamentos no Hospital Termal das Caldas aumentaram em 2023

Os tratamentos no Hospital Termal das Caldas da Rainha aumentaram em 2023 e existe um “grande espaço para crescerem mais, tornando-se crucial a construção de um balneário novo, para dar ainda mais resposta ao nível dos tratamentos com a água mineral natural desta cidade”. A comparticipação do Estado para os tratamentos termais acaba por ser incentivo ao termalismo.

termas 1