Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

Cadaval passa a estar plenamente provido de médicos de família

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Cadaval passa, dia 2 de novembro, a estar plenamente provido de médicos de família, com a entrada em funções de mais dois novos profissionais. Após a mudança do centro de saúde para as novas instalações, em março de 2019, esta era a principal preocupação ao nível dos cuidados de saúde primários no concelho. O próximo passo será prover a unidade de profissionais de enfermagem em número suficiente.
Centro de Saúde do Cadaval

João Silva e Sandra Carneiro são os dois novos médicos que vieram completar a resposta clínica em termos de médicos de família no concelho do Cadaval.

Segundo informa Gilberto Guimarães, coordenador da UCSP – Unidade de Cuidados de Saúde Primários do Cadaval, o médico João Silva iniciou funções mais precisamente a 6 de outubro. “Como entretanto tinha férias e licença de casamento marcadas, esteve ausente muito do período do mês de outubro, voltando ao trabalho a 2 de novembro”, data em que, segundo adianta o responsável, também inicia funções a médica Sandra Carneiro.

A dupla de novos clínicos de medicina geral familiar irá exercer funções, nomeadamente, nas extensões de Vilar e de Figueiros, pertencentes à UCSP do Cadaval.

“Em termos de resposta, ao nível dos Cuidados de Saúde Primários, estes colegas vêm colmatar falhas que existem atualmente na UCSP, assim como colmatar défices que viriam a existir num futuro próximo”, declara o coordenador do centro de saúde cadavalense.

“Possibilita uma melhor resposta em termos de cuidados de saúde à população, em plena crise provocada pela pandemia Covid-19, uma vez que todos somos necessários”, explica Gilberto.

O coordenador avança que toda a população do Cadaval ficará coberta por médico de família. “Apenas ficarão sem acesso a médico de família os utentes que assim pretenderem”, frisa.

“A principal lacuna passa a ser a não cobertura de toda a população do Cadaval pelos profissionais de enfermagem”, reconhece o responsável.

Os médicos do Cadaval mantêm escala na ADR da Lourinhã (Áreas Dedicadas aos Doentes Respiratórios na Comunidade, que vem substituir a anterior designação de ADC – Área Dedicada à Covid-19), estando atualmente a cumprir duas semanas de escala, a cada três semanas (por duplicação das equipas em rotação na ADR da Lourinhã).

“Estas rotações acabam, também, por constituir uma sobrecarga para as equipas, em conjunto com as tarefas de seguimento de utentes suspeitos/confirmados para Covid-19”, sustenta o clínico.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Praxe solidária celebra 25 de Abril

A Associação Académica das Caldas da Rainha optou por celebrar o 25 de Abril com um momento praxístico solidário. Juntou-se à Mães do Mundo e, mais especificamente, à organização não governamental Reino Mágico, pertencente à mesma, para enviar bonecas e dinheiro para crianças em comunidades desfavorecidas.

praxe1

Espetáculo da Escola Vocacional de Dança

“Composição” é o espetáculo que a Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha vai apresentar no dia 12 de maio, às 17h00, no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

danca

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1