Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C
Olhar JSD

Outubro…e agora?

Maria Quaresma, militante JSD Caldas da Rainha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Partilho hoje estas minhas palavras a alguns quilómetros de distância, muitos, o que me permite ter uma visão concreta de como se processa e qual o impacto desta nova era num país que não é Portugal.
Maria Quaresma

Existem muitas semelhanças quando observo as descrições do que as pessoas sentem, mesmo tendo regras e realidades ligeiramente diferentes.

Estado de emergência, pandemia, quarentena e isolamento social passaram a ser palavras do dia a dia e o seu significado ganhou vida no nosso quotidiano.

Em consequência do aumento dos números de pessoas infetadas onde me encontro estão a ser implementadas novas regras numa tentativa de contenção do contágio, neste momento existem escolas que estão a encerrar, e alunos em casa novamente, o que me deixa bastante apreensiva quanto ao futuro próximo.

Sei que a realidade em Portugal está ligeiramente diferente e todos os dias acompanho a evolução da situação da minha cidade, até porque estou em contagem decrescente para regressar finalmente à minha escola.

Acredito que a forma como vivenciamos os desafios que nos são propostos reflete-se em respostas diferentes.

Assim sendo apelo a todos para refletirem sobre uma palavra e o seu significado: ”Respeito”, uma palavra simples com significado demasiado importante associada a um valor essencial numa sociedade democrática.

Na minha opinião, se esta nova forma de viver for “respeitada” será mais fácil de encarar. Neste enquadramento, se respeitarmos o que nos é pedido, se nos respeitarmos uns aos outros, estamos todos a contribuir para aliviar esta pandemia.

A verdade é que cabe a todos nós termos a tenacidade de alterar comportamentos por forma a minimizar o risco de contágio, cabe a todos nós trabalharmos em conjunto para encontrarmos soluções para podermos viver nesta realidade.

Não consigo deixar de pensar que por muito que se reclame com todas estas novas formas diferentes de viver, em isolamento social, em quarentena e confinados, até fomos privilegiados, atendendo a toda a tecnologia que nos rodeia e que nos suportou ao longo destes meses. Não posso deixar de perguntar: o que seria se não fosse possível os nossos pais trabalharem em casa? As aulas serem online? E se não existissem redes sociais para falar com os amigos e família? Como estaria a nossa saúde mental? Como estaria a nossa economia? Tudo estaria bem pior.

Com todas estas mudanças não posso deixar de pensar que, cada vez mais devemos planear, reorganizar e investir numa sociedade inovadora que saiba ser humilde para aprender e partilhar conhecimento.

E com este meu olhar sobre a atualidade despeço-me lembrando que todos somos responsáveis por manter e contribuir para uma sociedade sustentável e saudável.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Surf Parque Óbidos garante investimento de surfista de elite

Kanoa Igarashi, surfista que ocupa atualmente a sétima posição da Liga Mundial de Surf, tornou-se investidor do Surf Parque Óbidos, que arrancará em março de 2026 com um período de abertura ligeira seguido da grande abertura ao público em julho.

surf

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez