Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 18° C
15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Anilhagem de aves à beira da Lagoa de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos realizou no braço da Barrosa, no Nadadouro, uma sessão de anilhagem científica de aves.
Sessão no braço da Barrosa

Após a montagem das redes e antes da chegada dos primeiros participantes, já estava preparada a mesa de trabalho, com todos os utensílios utilizados nesta técnica para o estudo das aves, como a balança, réguas, alicate e vários tamanhos de anilhas.

Em número reduzido devido à situação atual de pandemia, os participantes presenciaram todo o processo de anilhagem de um verdilhão, desde a captura da ave, a marcação com uma pequena anilha de metal gravada com uma combinação de caracteres única, a recolha de dados morfológicos e biométricos até à sua devolução à natureza.

Dada a proximidade das margens da Lagoa de Óbidos ao local da anilhagem, foi possível observar os elegantes flamingos que descontraidamente caminhavam nas águas pouco profundas à procura de alimento, bem como as graciosas garça-branca e garça-real, patos-reais, várias espécies de gaivotas, entre outras aves.

Este local, pelas caraterísticas da vegetação das suas margens e dos seus fundos, é um dos mais biodiversos da lagoa no que respeita à avifauna. E é, também por isso, um dos mais visitados por pessoas que ali procuram um maior contacto com a natureza, seja a pé, de bicicleta ou de veículos motorizados.

“Se por um lado valorizamos a visitação deste espaço, pela importância para o nosso bem estar e por acreditarmos que só conseguimos preservar aquilo que conhecemos, por outro precisamos advertir para os cuidados que devemos ter quando o fazemos. Testemunhámos algumas situações de negligência e de descuido para com um ecossistema tão frágil e tão rico como este. Situações que nos levaram a intervir com o fim de sensibilização. O bom acolhimento das recomendações demonstra a valorização do espaço pelos seus visitantes e muito nos motiva para a realização da próxima iniciativa do projeto do Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos – uma ação de formação em boas práticas no turismo de natureza”, relata a Liga para a Proteção da Natureza.

Esta sessão de anilhagem contou com a participação da Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves, representada pelo biólogo Bruno Martins e pela voluntária Ana Rita Tarelho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe