Q

Previsão do tempo

22° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 22° C
22° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
25° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 24° C

Anilhagem de aves à beira da Lagoa de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos realizou no braço da Barrosa, no Nadadouro, uma sessão de anilhagem científica de aves.
Sessão no braço da Barrosa

Após a montagem das redes e antes da chegada dos primeiros participantes, já estava preparada a mesa de trabalho, com todos os utensílios utilizados nesta técnica para o estudo das aves, como a balança, réguas, alicate e vários tamanhos de anilhas.

Em número reduzido devido à situação atual de pandemia, os participantes presenciaram todo o processo de anilhagem de um verdilhão, desde a captura da ave, a marcação com uma pequena anilha de metal gravada com uma combinação de caracteres única, a recolha de dados morfológicos e biométricos até à sua devolução à natureza.

Dada a proximidade das margens da Lagoa de Óbidos ao local da anilhagem, foi possível observar os elegantes flamingos que descontraidamente caminhavam nas águas pouco profundas à procura de alimento, bem como as graciosas garça-branca e garça-real, patos-reais, várias espécies de gaivotas, entre outras aves.

Este local, pelas caraterísticas da vegetação das suas margens e dos seus fundos, é um dos mais biodiversos da lagoa no que respeita à avifauna. E é, também por isso, um dos mais visitados por pessoas que ali procuram um maior contacto com a natureza, seja a pé, de bicicleta ou de veículos motorizados.

“Se por um lado valorizamos a visitação deste espaço, pela importância para o nosso bem estar e por acreditarmos que só conseguimos preservar aquilo que conhecemos, por outro precisamos advertir para os cuidados que devemos ter quando o fazemos. Testemunhámos algumas situações de negligência e de descuido para com um ecossistema tão frágil e tão rico como este. Situações que nos levaram a intervir com o fim de sensibilização. O bom acolhimento das recomendações demonstra a valorização do espaço pelos seus visitantes e muito nos motiva para a realização da próxima iniciativa do projeto do Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos – uma ação de formação em boas práticas no turismo de natureza”, relata a Liga para a Proteção da Natureza.

Esta sessão de anilhagem contou com a participação da Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves, representada pelo biólogo Bruno Martins e pela voluntária Ana Rita Tarelho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

almeida 3

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2