Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
13° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C

Anilhagem de aves à beira da Lagoa de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos realizou no braço da Barrosa, no Nadadouro, uma sessão de anilhagem científica de aves.
Sessão no braço da Barrosa

Após a montagem das redes e antes da chegada dos primeiros participantes, já estava preparada a mesa de trabalho, com todos os utensílios utilizados nesta técnica para o estudo das aves, como a balança, réguas, alicate e vários tamanhos de anilhas.

Em número reduzido devido à situação atual de pandemia, os participantes presenciaram todo o processo de anilhagem de um verdilhão, desde a captura da ave, a marcação com uma pequena anilha de metal gravada com uma combinação de caracteres única, a recolha de dados morfológicos e biométricos até à sua devolução à natureza.

Dada a proximidade das margens da Lagoa de Óbidos ao local da anilhagem, foi possível observar os elegantes flamingos que descontraidamente caminhavam nas águas pouco profundas à procura de alimento, bem como as graciosas garça-branca e garça-real, patos-reais, várias espécies de gaivotas, entre outras aves.

Este local, pelas caraterísticas da vegetação das suas margens e dos seus fundos, é um dos mais biodiversos da lagoa no que respeita à avifauna. E é, também por isso, um dos mais visitados por pessoas que ali procuram um maior contacto com a natureza, seja a pé, de bicicleta ou de veículos motorizados.

“Se por um lado valorizamos a visitação deste espaço, pela importância para o nosso bem estar e por acreditarmos que só conseguimos preservar aquilo que conhecemos, por outro precisamos advertir para os cuidados que devemos ter quando o fazemos. Testemunhámos algumas situações de negligência e de descuido para com um ecossistema tão frágil e tão rico como este. Situações que nos levaram a intervir com o fim de sensibilização. O bom acolhimento das recomendações demonstra a valorização do espaço pelos seus visitantes e muito nos motiva para a realização da próxima iniciativa do projeto do Centro de Interpretação da Lagoa de Óbidos – uma ação de formação em boas práticas no turismo de natureza”, relata a Liga para a Proteção da Natureza.

Esta sessão de anilhagem contou com a participação da Associação Portuguesa de Anilhadores de Aves, representada pelo biólogo Bruno Martins e pela voluntária Ana Rita Tarelho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0