Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C

Aparecimento de baleia morta motiva interdição de praia em Torres Vedras

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma baleia com cerca de quinze metros deu à costa em elevado estado de decomposição na passada terça-feira na Praia do Seixo, em Torres Vedras, mas a sua remoção do local, junto às rochas, afigura-se difícil devido à impossibilidade de ali colocar equipamentos que permitam retirar o cetáceo.
Baleia com cerca de quinze metros deu à costa na Praia do Seixo (foto Associação Oceanos sem Plásticos)

A capitania do porto de Peniche admite que não haverá hipóteses de retirar o animal e que terá que se esperar pela ação natural do mar para a baleia acabar por se decompor.

De modo a evitar que haja mirones no local, pois podem correr riscos de segurança ao escorregarem e baterem nas rochas ou caírem ao mar, na ânsia de quererem ver o animal, a capitania interditou a zona norte da praia à circulação de pessoas e anunciou a punição dos infratores com coimas.

A interdição é identificável através de placas de sinalização. Segundo um edital da capitania, “é expressamente proibido a permanência, atravessamento ou circulação de pessoas”.

A violação ao estabelecido no edital “será matéria suscetível de constituir infração de âmbito contraordenacional, punível com coima a graduar entre os 30 e 100 euros, podendo o limite máximo elevar-se, no caso de pessoa coletiva, até 300 euros”.

Voluntários da Associação Oceanos sem Plásticos, de Torres Vedras, foram quem encontraram esta baleia de grandes dimensões, na altura que faziam uma limpeza de plásticos na praia.

“Apelamos para que se estude o cadáver, para verificar se foi a poluição a causa da morte. Cada vez se encontram mais baleias e golfinhos mortos e apelamos para que se estudem as causas deste triste fenómeno”, manifestaram.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial