Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Aparecimento de baleia morta motiva interdição de praia em Torres Vedras

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma baleia com cerca de quinze metros deu à costa em elevado estado de decomposição na passada terça-feira na Praia do Seixo, em Torres Vedras, mas a sua remoção do local, junto às rochas, afigura-se difícil devido à impossibilidade de ali colocar equipamentos que permitam retirar o cetáceo.
Baleia com cerca de quinze metros deu à costa na Praia do Seixo (foto Associação Oceanos sem Plásticos)

A capitania do porto de Peniche admite que não haverá hipóteses de retirar o animal e que terá que se esperar pela ação natural do mar para a baleia acabar por se decompor.

De modo a evitar que haja mirones no local, pois podem correr riscos de segurança ao escorregarem e baterem nas rochas ou caírem ao mar, na ânsia de quererem ver o animal, a capitania interditou a zona norte da praia à circulação de pessoas e anunciou a punição dos infratores com coimas.

A interdição é identificável através de placas de sinalização. Segundo um edital da capitania, “é expressamente proibido a permanência, atravessamento ou circulação de pessoas”.

A violação ao estabelecido no edital “será matéria suscetível de constituir infração de âmbito contraordenacional, punível com coima a graduar entre os 30 e 100 euros, podendo o limite máximo elevar-se, no caso de pessoa coletiva, até 300 euros”.

Voluntários da Associação Oceanos sem Plásticos, de Torres Vedras, foram quem encontraram esta baleia de grandes dimensões, na altura que faziam uma limpeza de plásticos na praia.

“Apelamos para que se estude o cadáver, para verificar se foi a poluição a causa da morte. Cada vez se encontram mais baleias e golfinhos mortos e apelamos para que se estudem as causas deste triste fenómeno”, manifestaram.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto