Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
11° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 17° C
11° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 17° C

Deputados do PSD questionaram ministra sobre a Barragem de Alvorninha

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Leiria apresentaram um requerimento à ministra da agricultura para saber quando é que situação da Barragem de Alvorninha, nas Caldas da Rainha, será desbloqueada, para ser posta ao serviço dos agricultores.
O deputado Hugo Oliveira e o presidente da junta de Alvorninha

Lembraram que foi inaugurada em 2005, no entanto, em 2006 o Laboratório Nacional de Engenharia Civil determinou que a cota de enchimento da barragem teria um limite de 93 metros, o que representa cerca de 5% da capacidade total de armazenamento.

O impasse na resolução deste problema arrasta-se há mais de uma década e em 2017 foi submetida uma candidatura ao Plano de Desenvolvimento Regional 2020 por parte da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, tendo em vista a resolução dos problemas. A candidatura foi aprovada com a dotação orçamental de 1 209 458,49 euros.

“Em 2020 continuamos à espera da concretização de uma obra essencial para a agricultura da região”, manifestaram os deputados.

O Aproveitamento Hidroagrícola de Alvorninha custou mais de seis milhões de euros e é constituído pela barragem de Alvorninha com um volume possível de armazenamento de 711 mil m3 água, uma área inundada de 11,8 hectares e um escoamento que deveria ter 863 mil m3 num ano médio, e pelas infraestruturas da rede de rega e restantes estruturas que servem de apoio à exploração e conservação da obra de rega, que deveria permitir levar água a uma área de 127 hectares e beneficiar 198 agricultores das freguesias de Alvorninha, Vidais e Salir de Matos.

“Quando será lançada a empreitada para reforço da cortina de impermeabilização, monitorização dos órgãos de segurança e de operação da barragem? Se a empreitada não for lançada de uma forma célere, poderá estar em causa o financiamento? Quando é expectável a execução da obra em questão?”, interrogaram os deputados Hugo Oliveira, Margarida Lopes, Pedro Roque, Olga Silvestre e João Marques, que na presença do presidente da Junta de Freguesia de Alvorninha, José Henriques, testemunharam no local o estado da barragem.

Noutro requerimento ao ministro do ambiente e ação climática, os deputados questionaram qual o estado do procedimento de concurso público de reestruturação dos esporões do Rio Alcoa, na Nazaré.

“Em 25 de julho de 2019 foi publicado em diário da república o anúncio de procedimento para o concurso público. O investimento de 3,2 milhões de euros tem como objetivo desobstruir a embocadura do rio e impedir que a água salgada chegue aos terrenos agrícolas, visto que é um problema que afeta em especial o perímetro hidroagrícola da Cela e Valado dos Frades e que pode colocar em causa a qualidade dos hortícolas ali produzidos. Até ao momento não é conhecido o resultado deste concurso, nem é conhecida data de consignação, nem de início da obra, pelo que justifica questionar o governo sobre o andamento deste processo”, manifestaram os deputados.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas