Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
13° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Fraturização de indivíduos geológicos ou a era do pixel 2.0” no Espaço Turismo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A obra apresentada nesta exposição “Fraturização de indivíduos geológicos ou a era do pixel 2.0” pela artista Inês Ferreira-Norman é uma mostra que vem sublinhar a complexidade da nossa relação com a natureza, estudando especificamente um ponto onde a terra e o mar se encontram, sublinhando partes das tecnologias digitais.

“A antropomorfização da natureza acontece constantemente no nosso dia-a-dia. É uma prática empírica e não romancista. Isso verifica-se quando forçamos a natureza às nossas delineações estéticas, as grelhas, as linhas retas, os formatos Ikeanos. A antropomorfização não é somente relacionada com traços distintos faciais – ou a pareidolia -, os nossos traços podem ser verificados e nossos retratos feitos sem imagens: a antropomorfização estende-se às marcas que podem ser descritas como proof of human presence”, referiu o comunicado.

O interesse de Inês por Geologia remonta à ideia de uma era abstrata, onde os humanos ainda não existiam. O espaço geológico permite esta reflexão inigualável porque adquire a forma física de uma impressão-arquivo.

Atualmente são os pixéis que compõem e arquivam a vida numa impressão imaterial. Este indivíduo numa imagem, se isolado, não é nada. O sedimento não é uma rocha. Porém, a erosão do sedimento desfaz a rocha. A erosão da paisagem é o reflexo do antropoceno e a sua impressão suicida. E o antropos, a nanopartícula cujos sentimentos se fraturam pelas mãos de píxeis, quando isolado, entra também em erosão.

Esta exposição, que está patente até ao próximo dia 26 de setembro, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as13h00, e as13h30 e 16h00. Aos sábados entre as 10h00 e as 13h00, e as 14h00 e as 16h00.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe