Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C

“Muitas solicitações” para criação de um memorial a Valentina

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia revelou que recebeu “muitas solicitações” para a criação de um memorial dedicado a Valentina, a criança de nove anos morta pelo pai e pela madrasta, em maio, naquela localidade do concelho de Peniche. É uma ideia que a autarquia está a avaliar a sua pertinência.
A menina foi assassinada em Atouguia da Baleia na casa do pai e da madrasta

Afonso Clara, presidente da junta, transmitiu essa informação na última reunião da Assembleia Municipal de Peniche, onde foi aprovado um voto de pesar pelo falecimento da menina.

Se vier a ser construído a intenção é que “seja simples e sobretudo que sirva como mensagem para que não se repitam no futuro casos como aquele, que chocou muito o concelho e em particular a vila de Atouguia da Baleia”, declarou.

A criança foi assassinada quando passava uma temporada na casa do pai e da madrasta.

Numa entrevista à SIC, a mãe da menina, Sónia Fonseca, resolveu falar publicamente pela primeira vez sobre a morte da filha, quase dois meses depois do homicídio. Disse que a última vez que falou com a filha foi no Dia da Mãe, a 3 de maio, três dias antes do crime. “Disse-me que estava tudo bem. Perguntei-lhe se queria que fosse buscá-la para passar um tempo em casa e ela respondeu que não. Que estava tudo bem, que estava a portar-se bem”, declarou.

Sónia Fonseca contou que Valentina costumava sair feliz de casa do pai e perguntava sempre quando regressava. “Dizia-me que em casa do pai tinha os manos [rapaz de doze anos, filho da madrasta, e duas meninas, uma de quatro anos e outra de sete meses, filhas do casal], ia à praia com o pai e tinha a ‘minha Márcia’ [a madrasta]. Ela afirmava que tinha duas mães”, recordou Sónia Fonseca, que transmitiu as suas suspeitas sobre o motivo pelo qual a menina foi morta: “Penso que foi alguma coisa que ela viu e que ele [o pai] com medo que ela dissesse alguma coisa, calou-a”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura