Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 19° C

Caso positivo de aluno da escola Bordalo Pinheiro motiva testes

Marlene Sousa / Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um aluno de uma turma do 11º ano da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, testou positivo à Covid-19, levando à realização de vários testes de despiste, anunciou a direção do estabelecimento de ensino. O contágio ocorreu com o pai, que trabalha na central fruteira “O Melro”, no Bombarral.
Segundo a direção da escola, desde o início das aulas presenciais são efetuados todos os procedimentos de segurança

“O aluno, mesmo antes de fazer o teste, foi aconselhado pela direção da escola a ficar em casa, assim como quatro alunos da mesma turma com quem teve um contacto mais direto. O caso foi de imediato comunicado à Unidade de Saúde Pública de Caldas da Rainha, que acionou os procedimentos, nomeadamente a realização de testes de despiste. Foi contactada a saúde 24, que indicou os procedimentos a seguir”, informou a diretora do agrupamento num mail enviado aos pais e encarregados de educação.

Segundo Maria do Céu Santos, “dos quatro alunos testados já sabemos que dois estão negativos e aguardamos ainda o resultado dos outros dois alunos. Todos os alunos estão assintomáticos”.

“Na escola, desde o início das aulas presenciais, são efetuados todos os procedimentos segundo a formação e informação recebidas pelas entidades de saúde e Ministério da Educação. Os nossos alunos dentro da escola têm tido um comportamento exemplar, muito responsável”, assegurou, transmitindo aos pais e encarregados de educação, “confiança de que tudo vai correr pelo melhor”

O JORNAL DAS CALDAS falou com a diretora, que confirmou que o aluno do décimo primeiro de ano de curso línguas e humanidades (LH 2) testou positivo depois de fazer o teste da Covid-19.

Segundo a diretora, “o pai e mãe do aluno estão infetados com o vírus e mesmo antes de fazer o teste mandámo-lo para casa para fazer a quarentena juntamente com outros quatro alunos que tinham feito um trabalho de grupo com ele”.

O resultado do teste que o estudante fez deu positivo na sexta-feira. O delegado da Unidade Local de Saúde Pública de Caldas da Rainha disse que só iriam fazer “testes aos alunos que tinham estado com ele sem máscara e isso aconteceu com o trabalho de grupo que fez com os quatro colegas em casa de um deles”, explicou Maria do Céu Santos.

Os estudantes decidiram reunir-se em casa de um dos colegas onde gravaram “O Jantar no Hotel Central”, da obra “Os Maias”, e tiraram a máscara. O trabalho foi passado numa aula online.

O resultado do teste de dois desses alunos deu negativo e aguarda-se o resultado dos outros dois nesta quarta-feira. “Tudo indica que o resultado também será negativo”, salientou a diretora, assegurando que “foi ativado o plano de contingência com a colaboração da Unidade Local de Saúde Pública de Caldas da Rainha e está tudo sob controlo”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival de Tunas Mistas

A Tomalátuna - Tuna Mista da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha realizou nos dias 26 e 27 de abril, na cidade, o seu Festival de Tunas Mistas: II Águas de D. Leonor. 

tunas1

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

Câmara define medalhas a entregar no Dia da Cidade

A Câmara das Caldas da Rainha vai entregar às Forças Armadas Portuguesas, nas cerimónias do 15 de Maio, a medalha de honra do município, como forma de homenagear os militares que participaram no golpe das Caldas, a 16 de Março de 1974. A título póstumo, será também atribuída a medalha de honra ao historiador João Bonifácio Serra e ao médico Mário Gonçalves.

medalhas