Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
14° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Associação de defesa do património contesta moradia junto a ermida

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral pronunciou-se relativamente à construção de uma moradia no terreno adjacente à Ermida de Nossa Senhora do Socorro, no Carvalhal classificada como imóvel de interesse público, considerando tratar-se de uma “significativa ameaça à integridade física e ao enquadramento visual do monumento e sua relação com a paisagem envolvente, desvirtuando a própria essência da ermida enquanto edifício religioso isolado”.
Em causa o início da construção de uma moradia de dois pisos na zona de proteção da ermida

Por outro lado, entende que poderá estar em causa a salvaguarda de eventuais vestígios arqueológicos existentes no subsolo.

Fazendo notar que o Carvalhal “é uma aldeia com especial interesse patrimonial”, aponta que a ermida, datada pelo menos do século XVI, está sujeita a normas de intervenção arquitetónica e urbanística, quer no próprio edifício, quer na sua Zona Especial de Proteção (50 metros), carecendo do favorável da Direção Geral do Património Cultural (DGPC).

Face ao início da construção de uma moradia de dois pisos na zona de proteção da ermida, nomeadamente no lote adjacente, e atendendo à excessiva volumetria do projeto, a associação questiona o licenciamento da obra pela Câmara Municipal do Bombarral e o parecer favorável emitido pela DGPC, após dois pareceres negativos da mesma entidade.

A associação garante que irá contestar junto da DGPC o seu parecer favorável, solicitando esclarecimentos sobre o mesmo e a sua urgente reavaliação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1