Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C
11° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C

Associação de defesa do património contesta moradia junto a ermida

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral pronunciou-se relativamente à construção de uma moradia no terreno adjacente à Ermida de Nossa Senhora do Socorro, no Carvalhal classificada como imóvel de interesse público, considerando tratar-se de uma “significativa ameaça à integridade física e ao enquadramento visual do monumento e sua relação com a paisagem envolvente, desvirtuando a própria essência da ermida enquanto edifício religioso isolado”.
Em causa o início da construção de uma moradia de dois pisos na zona de proteção da ermida

Por outro lado, entende que poderá estar em causa a salvaguarda de eventuais vestígios arqueológicos existentes no subsolo.

Fazendo notar que o Carvalhal “é uma aldeia com especial interesse patrimonial”, aponta que a ermida, datada pelo menos do século XVI, está sujeita a normas de intervenção arquitetónica e urbanística, quer no próprio edifício, quer na sua Zona Especial de Proteção (50 metros), carecendo do favorável da Direção Geral do Património Cultural (DGPC).

Face ao início da construção de uma moradia de dois pisos na zona de proteção da ermida, nomeadamente no lote adjacente, e atendendo à excessiva volumetria do projeto, a associação questiona o licenciamento da obra pela Câmara Municipal do Bombarral e o parecer favorável emitido pela DGPC, após dois pareceres negativos da mesma entidade.

A associação garante que irá contestar junto da DGPC o seu parecer favorável, solicitando esclarecimentos sobre o mesmo e a sua urgente reavaliação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Museu Nacional Resistência e Liberdade arranca em fevereiro

Tem início em fevereiro a empreitada com vista à instalação do Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, devendo a mesma estar concluída no primeiro trimestre de 2023, de modo a que possa ser inaugurado a 25 de abril de 2023, um ano antes das comemorações do 50º aniversário da Revolução dos Cravos.

museu

Cercina reforça respostas sociais

A Cercina – Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré, reunida em assembleia geral no dia 29 de dezembro, aprovou por unanimidade o Plano de Atividades e Orçamento para 2022.

Eventos com alunos da ESAD.CR

“Descaminho” é o título de uma mostra de performance a ser apresentada nos dias 13 e 14 de janeiro, entre as 20h e as 24h, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.