Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 18° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 17° C

Câmara de Óbidos considera excessiva permissão de 4500 banhistas no Bom Sucesso

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara de Óbidos considera excessivo o potencial de ocupação definido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para a praia do Bom Sucesso e vai pedir que o número de 4500 banhistas seja reduzido.
Areal não tem capacidade para 4500 banhistas em simultâneo, sustenta a Câmara

O presidente da Câmara, Humberto Marques, disse à agência Lusa que “a aberta [canal que liga a Lagoa de Óbidos ao mar] se deslocou muito para sul, retirando profundidade ao areal” com cerca de 500 metros, pelo que “para manter as distâncias de segurança, a ocupação terá de ser mais reduzida”.

Nesse sentido, o autarca solicitou já à APA que “o valor definido seja afinado”. A Câmara concorda com os valores definidos de 1600 pessoas para a praia D’El Rei e de 300 pessoas para a praia do Cortiço.

A época balnear no concelho de Óbidos, que deveria iniciar-se em meados de junho, foi adiada para o período entre 27 de junho e 15 de setembro, devido às medidas de contenção da pandemia de Covid-19.

Das três praias, o Bom Sucesso é a única não concessionada, sendo que “o executivo optou por ser a própria câmara a garantir a vigilância, assegurando a presença de dois nadadores-salvadores”, explicou o autarca.

Humberto Marques disse ainda já ter informado o Ministério do Ambiente de que “a câmara não dispõe de meios tecnológicos para controlar o número de pessoas nas praias”, solicitando “a cooperação do Estado e da APA na colocação de um sistema de contagem”.

De acordo com o autarca, a verificação do cumprimento das normas de utilização das praias do concelho será feita através de elementos da Capitania do Porto de Peniche, da GNR e da proteção civil municipal, mas “é preciso um reforço dos meios tecnológicos e humanos para garantir a segurança”.

Em comunicado, a APA considera a definição das capacidades “um importante auxiliar para a gestão e utilização segura das praias, pois é a partir destes valores que pode ser dada informação – ao cidadão e às autoridades – de modo a direcionar os devidos comportamentos, de uma forma responsável”.

A divulgação feita da capacidade das praias em contexto da pandemia da Covid-19 integra “uma consulta informal, logo vai sofrer alterações com base nos contributos recebidos”, tratando-se de “um documento em mutação”, disse à agência Lusa o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, que tutela a APA.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).