Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 23° C
18° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 24° C
Remoção de chuveiros e lava-pés para impedir zonas de contacto

Sistema sonoro vai difundir alertas aos banhistas na Nazaré

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A época balnear na Nazaré vai incluir medidas complementares às divulgadas pela Direção-Geral da Saúde, como a instalação de um sistema sonoro para difundir alertas aos banhistas, caso seja necessário, e a criação de equipas de monitorização que irão fazer ações de sensibilização logo na avenida marginal antes da entrada no areal da praia.
Haverá utilização de megafones por agentes da Polícia Marítima

No pico do verão habitualmente estão várias dezenas de milhares de banhistas na praia e os seus 1600 metros de extensão por 150 metros de largura tanto podem dificultar a verificação do cumprimento das normas de segurança como podem facilitar o distanciamento exigido para evitar ajuntamentos.

Para o comandante da capitania na Nazaré, Gomes Agostinho, os veraneantes “são a parte fundamental neste processo e contamos com a sua colaboração para que cumpram as regras”.

Em complemento, segundo revelou, está em perspetiva a retirada de chuveiros e lava-pés, para impedir zonas de contacto, assim como todas as infraestruturas de apoio de praia que gerem ajuntamentos não serão instaladas. Haverá utilização de megafones por agentes da Polícia Marítima, a arrumação da praia, com o espaçamento das barracas, e o aumento da capacidade de patrulhamento com reforço de meios.

Devido a um protocolo com a Câmara, a praia da Nazaré conta ao longo de todo o ano com vigilância de nadadores-salvadores, pelo que mesmo antes do início da época balnear, a 6 de junho, já está a ser vigiada, só não estando a ser hasteadas as bandeiras que indicam a possibilidade ou não de ir a banhos.

Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, sobre as regras para a época balnear, relatou que o Serviço Municipal de Proteção Civil da Nazaré e as entidades ligadas às atividades de praia “iniciaram a 2 de maio um debate profundo das propostas do governo e a sua aplicação localmente. Quanto à arrumação da praia, iremos espaçar as barracas, com o distanciamento de cerca de dois metros entre si. Iremos aumentar a capacidade de patrulhamento com recurso aos meios que usamos durante a época das ondas grandes, com vista, também, à sensibilização das pessoas”, indicou.

Para o autarca, a garantia do distanciamento dos equipamentos de praia – barracas e sombras individuais – e o impedimento dos ajuntamentos, para minimizar riscos de contágio, “será um enorme desafio, pela sua complexidade”. “Sem a colaboração de todos os que virão em busca de sol e praia, descanso e férias, o sucesso das ações das entidades estará reduzido. O distanciamento social só será exequível com a ajuda dos veraneantes”, sublinhou.

A época balnear terá início a 27 de junho na Praia do Salgado. A Praia do Norte, apesar de não ser uma zona balnear, contará, de novo, com a vigilância dos nadadores-salvadores, contratados pelo Município, apoiados pelos habituais equipamentos e veículos de patrulhamento da costa, também a partir daquela data.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição “Da Terra”

Terminou na passada sexta-feira a Exposição “Da Terra”, levada a cabo pela Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, no concelho de Óbidos, em parceria com o Jardim de Infância do Arelho.

terra

Duas novas obras literárias apresentadas no Bombarral

Mais de meia centena de pessoas assistiu à apresentação dos livros “Almeida, o Espião de Abril”, de Vítor Cunha Morais, e “Raízes de uma identidade”, de Nuno Taborda Ferreira. As obras foram apresentadas no passado sábado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Bombarral.

livros

Iniciativas na Biblioteca

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril vai ser inaugurada na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha a exposição "Balões de Liberdade: uma viagem gráfica pelo 25 de Abril" e apresentado o livro "A Revolução interior: à procura do 25 de abril", com a presença de João Miguel Lameiras (um dos três autores, a par de João Ramalho-Santos e José Carlos Fernandes).

iniciativas