Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
Remoção de chuveiros e lava-pés para impedir zonas de contacto

Sistema sonoro vai difundir alertas aos banhistas na Nazaré

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A época balnear na Nazaré vai incluir medidas complementares às divulgadas pela Direção-Geral da Saúde, como a instalação de um sistema sonoro para difundir alertas aos banhistas, caso seja necessário, e a criação de equipas de monitorização que irão fazer ações de sensibilização logo na avenida marginal antes da entrada no areal da praia.
Haverá utilização de megafones por agentes da Polícia Marítima

No pico do verão habitualmente estão várias dezenas de milhares de banhistas na praia e os seus 1600 metros de extensão por 150 metros de largura tanto podem dificultar a verificação do cumprimento das normas de segurança como podem facilitar o distanciamento exigido para evitar ajuntamentos.

Para o comandante da capitania na Nazaré, Gomes Agostinho, os veraneantes “são a parte fundamental neste processo e contamos com a sua colaboração para que cumpram as regras”.

Em complemento, segundo revelou, está em perspetiva a retirada de chuveiros e lava-pés, para impedir zonas de contacto, assim como todas as infraestruturas de apoio de praia que gerem ajuntamentos não serão instaladas. Haverá utilização de megafones por agentes da Polícia Marítima, a arrumação da praia, com o espaçamento das barracas, e o aumento da capacidade de patrulhamento com reforço de meios.

Devido a um protocolo com a Câmara, a praia da Nazaré conta ao longo de todo o ano com vigilância de nadadores-salvadores, pelo que mesmo antes do início da época balnear, a 6 de junho, já está a ser vigiada, só não estando a ser hasteadas as bandeiras que indicam a possibilidade ou não de ir a banhos.

Walter Chicharro, presidente da Câmara Municipal da Nazaré, sobre as regras para a época balnear, relatou que o Serviço Municipal de Proteção Civil da Nazaré e as entidades ligadas às atividades de praia “iniciaram a 2 de maio um debate profundo das propostas do governo e a sua aplicação localmente. Quanto à arrumação da praia, iremos espaçar as barracas, com o distanciamento de cerca de dois metros entre si. Iremos aumentar a capacidade de patrulhamento com recurso aos meios que usamos durante a época das ondas grandes, com vista, também, à sensibilização das pessoas”, indicou.

Para o autarca, a garantia do distanciamento dos equipamentos de praia – barracas e sombras individuais – e o impedimento dos ajuntamentos, para minimizar riscos de contágio, “será um enorme desafio, pela sua complexidade”. “Sem a colaboração de todos os que virão em busca de sol e praia, descanso e férias, o sucesso das ações das entidades estará reduzido. O distanciamento social só será exequível com a ajuda dos veraneantes”, sublinhou.

A época balnear terá início a 27 de junho na Praia do Salgado. A Praia do Norte, apesar de não ser uma zona balnear, contará, de novo, com a vigilância dos nadadores-salvadores, contratados pelo Município, apoiados pelos habituais equipamentos e veículos de patrulhamento da costa, também a partir daquela data.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss