Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
12° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Vigília nas Caldas da Rainha pela cultura

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Caldas da Rainha foi palco na passada quinta-feira de uma das vigílias promovidas pelo país por um grupo informal de profissionais da cultura e das artes. O evento, que decorreu durante dez horas, pretendeu dar visibilidade à luta travada para a criação de uma política cultural ajustada às necessidades do setor.
Esta vigília cumpriu as normas de segurança em vigor

A aprovação de um fundo de emergência capaz de fazer face aos efeitos causados pela atual situação de pandemia, o reconhecimento das profissões ligadas à cultura e a criação de um estatuto que garanta uma proteção eficaz a quem trabalha neste setor são algumas das reivindicações que estão na base desta vigília, que nas Caldas da Rainha foi realizada junto à Câmara Municipal, onde ao longo do dia 45 intervenientes seguraram em cartazes com a frase “#VigiliaCulturaeArtes – E se tivéssemos ficado sem cultura?”.

“Temos um registo de trabalho super intermitente e se não tivermos a nossa atividade diária não recebemos. Precisamos mesmo do estatuto de trabalhador da cultura e queremos políticas culturais dignas que nos permitam trabalhar”, manifestou a atriz caldense Tânia Leonardo, elemento da organização do evento.

Os profissionais da cultura sustentam que a pandemia Covid-19 agravou a precariedade da sua situação. “Esta situação de calamidade veio tornar carne viva o que estava só em chagas. É bom que as pessoas entendam que os profissionais da cultura neste momento estão sem rendimentos e sem local disponível para poder trabalhar. Estamos a falar de técnicos, músicos, bailarinos, atores, entre outros”, sublinhou, questionando: “Fazemos serviço público. O que é um país sem cultura?”.

Esta vigília cumpriu as normas de segurança em vigor. Para além do distanciamento social, foi usada máscara e os cartazes empunhados eram devidamente higienizados após troca de mãos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Noite de fados solidária

Um grupo de amigos de Hugo Silva uniu-se e organizou uma noite de fados solidária para o ajudar a juntar algum dinheiro para os seus tratamentos após um acidente que sofreu há alguns meses.

barreiras

Caldas Rugby Clube permanece na 1ª Divisão

O Caldas Rugby Clube jogou no Complexo Desportivo de Évora na derradeira jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ambas as equipas com a sua classificação decidida nos dois primeiros lugares e a permanência há muito alcançada.

evora

Surf Parque Óbidos garante investimento de surfista de elite

Kanoa Igarashi, surfista que ocupa atualmente a sétima posição da Liga Mundial de Surf, tornou-se investidor do Surf Parque Óbidos, que arrancará em março de 2026 com um período de abertura ligeira seguido da grande abertura ao público em julho.

surf