Q

Previsão do tempo

22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 22° C
22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 22° C
22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 23° C

Vigília nas Caldas da Rainha pela cultura

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Caldas da Rainha foi palco na passada quinta-feira de uma das vigílias promovidas pelo país por um grupo informal de profissionais da cultura e das artes. O evento, que decorreu durante dez horas, pretendeu dar visibilidade à luta travada para a criação de uma política cultural ajustada às necessidades do setor.
Esta vigília cumpriu as normas de segurança em vigor

A aprovação de um fundo de emergência capaz de fazer face aos efeitos causados pela atual situação de pandemia, o reconhecimento das profissões ligadas à cultura e a criação de um estatuto que garanta uma proteção eficaz a quem trabalha neste setor são algumas das reivindicações que estão na base desta vigília, que nas Caldas da Rainha foi realizada junto à Câmara Municipal, onde ao longo do dia 45 intervenientes seguraram em cartazes com a frase “#VigiliaCulturaeArtes – E se tivéssemos ficado sem cultura?”.

“Temos um registo de trabalho super intermitente e se não tivermos a nossa atividade diária não recebemos. Precisamos mesmo do estatuto de trabalhador da cultura e queremos políticas culturais dignas que nos permitam trabalhar”, manifestou a atriz caldense Tânia Leonardo, elemento da organização do evento.

Os profissionais da cultura sustentam que a pandemia Covid-19 agravou a precariedade da sua situação. “Esta situação de calamidade veio tornar carne viva o que estava só em chagas. É bom que as pessoas entendam que os profissionais da cultura neste momento estão sem rendimentos e sem local disponível para poder trabalhar. Estamos a falar de técnicos, músicos, bailarinos, atores, entre outros”, sublinhou, questionando: “Fazemos serviço público. O que é um país sem cultura?”.

Esta vigília cumpriu as normas de segurança em vigor. Para além do distanciamento social, foi usada máscara e os cartazes empunhados eram devidamente higienizados após troca de mãos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Simulacro de acidente rodoviário

Um exercício realizado em ambiente real, perante uma situação de acidente rodoviário, com multivítimas, que visou assegurar a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão do emprego de meios e recursos de proteção e socorro, foi realizado no dia 4 de junho, no nó da A19/IC9 com o IC2, na localidade de Chão da Feira, Porto de Mós, com o envolvimento de várias forças de segurança e entidades do distrito de Leiria.

exercicio

Protocolo para promover a atividade física

O Município de Caldas da Rainha e Portugal Activo|AGAP assinaram um protocolo de cooperação que visa promover a atividade física em Caldas da Rainha.

Lagoa de Óbidos recebe provas de SUP Race

A Associação de Stand Up Paddleboarding de Portugal (ASUPP) vai organizar, em conjunto com a Federação Portuguesa de Surf e o Município de Óbidos, a Maratona SUP Race, na Lagoa de Óbidos, junto ao Covão dos Musaranhos, nos dias 24 e 25 de junho.