Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Vigília nas Caldas da Rainha pela cultura

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Caldas da Rainha foi palco na passada quinta-feira de uma das vigílias promovidas pelo país por um grupo informal de profissionais da cultura e das artes. O evento, que decorreu durante dez horas, pretendeu dar visibilidade à luta travada para a criação de uma política cultural ajustada às necessidades do setor.
Esta vigília cumpriu as normas de segurança em vigor

A aprovação de um fundo de emergência capaz de fazer face aos efeitos causados pela atual situação de pandemia, o reconhecimento das profissões ligadas à cultura e a criação de um estatuto que garanta uma proteção eficaz a quem trabalha neste setor são algumas das reivindicações que estão na base desta vigília, que nas Caldas da Rainha foi realizada junto à Câmara Municipal, onde ao longo do dia 45 intervenientes seguraram em cartazes com a frase “#VigiliaCulturaeArtes – E se tivéssemos ficado sem cultura?”.

“Temos um registo de trabalho super intermitente e se não tivermos a nossa atividade diária não recebemos. Precisamos mesmo do estatuto de trabalhador da cultura e queremos políticas culturais dignas que nos permitam trabalhar”, manifestou a atriz caldense Tânia Leonardo, elemento da organização do evento.

Os profissionais da cultura sustentam que a pandemia Covid-19 agravou a precariedade da sua situação. “Esta situação de calamidade veio tornar carne viva o que estava só em chagas. É bom que as pessoas entendam que os profissionais da cultura neste momento estão sem rendimentos e sem local disponível para poder trabalhar. Estamos a falar de técnicos, músicos, bailarinos, atores, entre outros”, sublinhou, questionando: “Fazemos serviço público. O que é um país sem cultura?”.

Esta vigília cumpriu as normas de segurança em vigor. Para além do distanciamento social, foi usada máscara e os cartazes empunhados eram devidamente higienizados após troca de mãos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.