Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C

Prosseguem buscas por menina desaparecida em Atouguia da Baleia

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Estamos todos impacientes à procura da menina, é como procurar uma agulha num palheiro”. A declaração, emotiva, é de Afonso Clara, presidente da junta de freguesia de Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, e evidencia que estão a ser esgotadas todas as possibilidades para encontrar Valentina Fonseca, de nove anos, que está desaparecida desde a madrugada de quinta-feira.
O posto de comando está localizado no Bairro do Capitão, onde se localiza a casa onde morava a criança

Filha de pais separados, a criança, que mora habitualmente com a mãe, mas estava na altura do desaparecimento na residência do pai e da madrasta, onde se encontrava há vários dias, envolve na sua procura dezenas de operacionais e de viaturas de várias corporações de bombeiros e da GNR, para além de escuteiros e perto de uma centena de populares em grupos coordenados.

Um tio da criança relatou que “ela saiu de casa pela manhã”, adiantando que “quando o meu irmão acordou ela já não estava em casa”. Desconhece-se a hora exata, mas o pai constatou a sua ausência pelas oito da manhã e meia hora depois já o alerta tinha sido dado à GNR.

Ao longo do dia a GNR não descobriu o seu paradeiro e foram então envolvidos meios da Proteção Civil e dos bombeiros. As buscas, alargadas ao perímetro da freguesia, que tem 46 quilómetros quadrados de área, contaram com a utilização de seis cães pisteiros e com recurso a drones, para uma pesquisa aérea da zona.

Esta freguesia de Peniche tem cerca de nove mil habitantes e a vila de Atouguia da Baleia mais de três mil habitantes, contudo, devido ao confinamento domiciliário por causa da pandemia da Covid-19, no Bairro do Capitão, onde se verificou o desaparecimento, apesar de ser uma zona residencial, não se veem muitas pessoas na rua, o que poderá ter favorecido ter passado despercebida alguma situação anormal.

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, com inspetores e com uma equipa forense, recolheu vestígios na habitação onde a criança estava a morar, para realizar exames periciais em laboratório.

Os técnicos do Laboratório de Polícia Científica, unidade da Polícia Judiciária de apoio à investigação criminal, procuraram despistar a eventual existência de sinais de crime, um dos cenários possíveis, a par do desaparecimento voluntário, que é ainda a principal linha de investigação. Não há, para já, indícios de intervenção de terceiros.

Segundo um familiar, “não é a primeira vez que a menina foge de casa”. Numa anterior ocasião em que desapareceu terá sido encontrada dizendo ter saudades da mãe.

Os familiares da criança, quer do lado paterno, quer o lado materno, divulgaram apelos nas redes sociais, no sentido de que se alguém tiver informações sobre a menina contacte as autoridades policiais. Alguns habitantes voluntariaram-se para ajudar nas buscas, que abrangem zona urbana, rural (com vários poços entre a vegetação), mato, várias praias (Consolação, Supertubos e São Bernardino) e até uma extensa barragem (Barragem de São Domingos, de abastecimento público de água, com um comprimento de sensivelmente quatro quilómetros e uma largura média de trezentos metros). As buscas extravasam já os limites da freguesia.

Pode ter andado em círculo, sobretudo porque não conhecerá bem a freguesia e o tempo corre contra esta criança, uma vez já se passaram muitas horas sobre a altura do seu desaparecimento.

Os progenitores prestaram depoimento à Polícia Judiciária. O pai trabalha numa indústria conserveira de Peniche e a mãe labora numa central fruteira do Bombarral, concelho onde reside.

Segundo um familiar, a menina tinha vestido “um pijama, chinelos brancos e um casaco azul”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial