Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
Covid-19

Idoso do Bombarral é a segunda vítima mortal no Oeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um idoso do Bombarral que estava hospitalizado com Covid-19 morreu hoje, informou a Câmara Municipal, sendo o primeiro falecimento no concelho devido ao vírus e o segundo na região Oeste, depois da morte ocorrida no dia 1 de abril, no hospital das Caldas da Rainha, de um homem de 84 anos, residente na freguesia da Serra d’El Rei, em Peniche.

A vítima bombarralense foi, no dia 23 de março, o primeiro caso positivo de um doente infetado pela Covid-19 registado naquele concelho. Tinha cerca de 70 anos, apresentava vários problemas de saúde e estava acamado na sua residência, em Vale Covo, antes de ser hospitalizado nas Caldas da Rainha. O teste de despistagem à senhora que também vivia no mesmo domicílio deu negativo.

Doze técnicas de apoio domiciliário de uma equipa que trabalha com idosos, nomeadamente com a vítima do Bombarral, ficaram em quarentena à espera da realização de testes. Oito já fizeram e o resultado foi negativo e quatro aguardam a vez, sem apresentarem sintomas.

“O senhor tinha uma infeção respiratória pulmonar e foi inúmeras vezes no mês de março ao hospital por não se encontrar bem de saúde. Chegou a ir duas vezes no mesmo dia ao hospital, pois mandavam-no sempre para casa”, descreveu uma das técnicas.

Os restantes três doentes com Covid-19 no concelho do Bombarral são residentes na União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo.

O segundo caso foi uma mulher que contraiu o vírus após contacto com outro caso, no âmbito da sua atividade profissional, fora do concelho do Bombarral, informou a autarquia em comunicado, no dia 25 de março.

“Encontra-se em isolamento ativo e devidamente acompanhada pelas autoridades de saúde”, revelou a Câmara.

Um elemento do corpo de bombeiros do Bombarral foi diagnosticado positivo no teste ao novo coronavírus, no dia 3 de abril, encontrando-se em isolamento profilático na sua residência, seguindo as orientações da autoridade de saúde, anunciou a corporação. Outros doze bombeiros foram rastreados para despiste da Covid-19, tendo recebido a notícia de que não estão infetados.

“Nesta fase de emergência o socorro à população está a ser garantido por um grupo reduzido de bombeiros que seguem as orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde e Inem no que diz respeito ao uso de equipamento de proteção individual, sendo este grupo reforçado, em caso de necessidade, pelos bombeiros voluntários que se encontram em pré-alerta”, revelou a corporação bombarralense.

O quarto caso confirmado de Covid-19 foi anunciado nesta segunda-feira. Trata-se de uma mulher que “encontra-se estável e em isolamento ativo, estando a situação a ser acompanhada pelas autoridades de saúde”, indicou a autarquia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga