Q

Previsão do tempo

11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
Covid-19

Idoso do Bombarral é a segunda vítima mortal no Oeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um idoso do Bombarral que estava hospitalizado com Covid-19 morreu hoje, informou a Câmara Municipal, sendo o primeiro falecimento no concelho devido ao vírus e o segundo na região Oeste, depois da morte ocorrida no dia 1 de abril, no hospital das Caldas da Rainha, de um homem de 84 anos, residente na freguesia da Serra d’El Rei, em Peniche.

A vítima bombarralense foi, no dia 23 de março, o primeiro caso positivo de um doente infetado pela Covid-19 registado naquele concelho. Tinha cerca de 70 anos, apresentava vários problemas de saúde e estava acamado na sua residência, em Vale Covo, antes de ser hospitalizado nas Caldas da Rainha. O teste de despistagem à senhora que também vivia no mesmo domicílio deu negativo.

Doze técnicas de apoio domiciliário de uma equipa que trabalha com idosos, nomeadamente com a vítima do Bombarral, ficaram em quarentena à espera da realização de testes. Oito já fizeram e o resultado foi negativo e quatro aguardam a vez, sem apresentarem sintomas.

“O senhor tinha uma infeção respiratória pulmonar e foi inúmeras vezes no mês de março ao hospital por não se encontrar bem de saúde. Chegou a ir duas vezes no mesmo dia ao hospital, pois mandavam-no sempre para casa”, descreveu uma das técnicas.

Os restantes três doentes com Covid-19 no concelho do Bombarral são residentes na União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo.

O segundo caso foi uma mulher que contraiu o vírus após contacto com outro caso, no âmbito da sua atividade profissional, fora do concelho do Bombarral, informou a autarquia em comunicado, no dia 25 de março.

“Encontra-se em isolamento ativo e devidamente acompanhada pelas autoridades de saúde”, revelou a Câmara.

Um elemento do corpo de bombeiros do Bombarral foi diagnosticado positivo no teste ao novo coronavírus, no dia 3 de abril, encontrando-se em isolamento profilático na sua residência, seguindo as orientações da autoridade de saúde, anunciou a corporação. Outros doze bombeiros foram rastreados para despiste da Covid-19, tendo recebido a notícia de que não estão infetados.

“Nesta fase de emergência o socorro à população está a ser garantido por um grupo reduzido de bombeiros que seguem as orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde e Inem no que diz respeito ao uso de equipamento de proteção individual, sendo este grupo reforçado, em caso de necessidade, pelos bombeiros voluntários que se encontram em pré-alerta”, revelou a corporação bombarralense.

O quarto caso confirmado de Covid-19 foi anunciado nesta segunda-feira. Trata-se de uma mulher que “encontra-se estável e em isolamento ativo, estando a situação a ser acompanhada pelas autoridades de saúde”, indicou a autarquia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto