Q

Previsão do tempo

19° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
19° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
20° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 23° C

Cãominhada sensibiliza população a adotar ou acolher cães ao cuidado do canil municipal

Francisco Gomes (texto) Isabel Delgado (fotos)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro de Recolha Animal de Peniche organizou no passado sábado uma iniciativa para sensibilizar a população a adotar ou acolher cães que estão ao cuidado do canil municipal. A Cãominhada juntou três dezenas de pessoas.
Maya, apresentadora da CMTV, foi uma das participantes

O bem-estar dos animais, e nomeadamente dos cães, é uma luta antiga de associações e municípios, que nos últimos anos ganhou um forte aliado com a lei que criminaliza os maus-tratos e o abandono. As consciências das comunidades estão mais despertas para a necessidade de dar outra atenção aos animais de estimação e de companhia, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Em Peniche, o Município tem relatado às autoridades policiais o abandono de cães. “Chegando à altura do verão, principalmente, nota-se um abandono maior. Mas agora também temos vindo a verificar animais abandonados que acabamos por acolher e fazemos denúncia à GNR”, declarou Mark Ministro, vereador da Câmara de Peniche. A pensar na sensibilização das pessoas, o Centro de Recolha Animal de Peniche organiza uma iniciativa para estimular a adoção ou o acolhimento dos cães que estão ao cuidado do canil municipal. “As cãominhadas que ocorrem mensalmente pretendem envolver a comunidade, trazendo pessoas ao canil para conhecerem os animais e passeá-los e eventualmente adotá-los temporariamente ou de forma definitiva”, explicou Ana Vieira, veterinária municipal. Os participantes na cãominhada podem passear com um dos animais do canil municipal. No passado sábado a iniciativa contou com uma especial amante da causa, Maya, apresentadora da CMTV, que disse que “se cada município tratar dos seus animais, naturalmente vamos baixar os números de animais maltratados. Finalmente as pessoas estão a perceber que podem denunciar e estão também as autoridades a funcionar na fiscalização e apreensão”. Para os voluntários, passear um cão é um ato de amor. “Um bocadinho de tempo que eu tenha é para eles. Prefiro isso do que estar no café”, contou uma participante na cãominhada. “Estou de coração cheio por ter esta oportunidade. Era importante cada pessoa ter esta sensibilidade”, manifestou outra participante. Um apelo em defesa da causa animal, nesta cãominhada pelas ruas de Peniche que juntou três dezenas de pessoas, uma iniciativa que é realizada uma vez por mês.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre

Soprano caldense lança álbum

A soprano caldense Rita Marques realiza no dia 29 de maio, pelas 21h00, no Teatro Armando Cortez/Casa do Artista, o concerto de lançamento do seu novo álbum, “Belcanto”, em que é acompanhada ao piano por Cameron Burns.

rita

Vasco Trancoso ganha concurso de fotografia

O Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos distinguiu Vasco Trancoso com o 1.º prémio da secção “O Nosso Olhar”, no concurso de fotografia “Olha-Me!”.

vasco