Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Cãominhada sensibiliza população a adotar ou acolher cães ao cuidado do canil municipal

Francisco Gomes (texto) Isabel Delgado (fotos)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro de Recolha Animal de Peniche organizou no passado sábado uma iniciativa para sensibilizar a população a adotar ou acolher cães que estão ao cuidado do canil municipal. A Cãominhada juntou três dezenas de pessoas.
Maya, apresentadora da CMTV, foi uma das participantes

O bem-estar dos animais, e nomeadamente dos cães, é uma luta antiga de associações e municípios, que nos últimos anos ganhou um forte aliado com a lei que criminaliza os maus-tratos e o abandono. As consciências das comunidades estão mais despertas para a necessidade de dar outra atenção aos animais de estimação e de companhia, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Em Peniche, o Município tem relatado às autoridades policiais o abandono de cães. “Chegando à altura do verão, principalmente, nota-se um abandono maior. Mas agora também temos vindo a verificar animais abandonados que acabamos por acolher e fazemos denúncia à GNR”, declarou Mark Ministro, vereador da Câmara de Peniche. A pensar na sensibilização das pessoas, o Centro de Recolha Animal de Peniche organiza uma iniciativa para estimular a adoção ou o acolhimento dos cães que estão ao cuidado do canil municipal. “As cãominhadas que ocorrem mensalmente pretendem envolver a comunidade, trazendo pessoas ao canil para conhecerem os animais e passeá-los e eventualmente adotá-los temporariamente ou de forma definitiva”, explicou Ana Vieira, veterinária municipal. Os participantes na cãominhada podem passear com um dos animais do canil municipal. No passado sábado a iniciativa contou com uma especial amante da causa, Maya, apresentadora da CMTV, que disse que “se cada município tratar dos seus animais, naturalmente vamos baixar os números de animais maltratados. Finalmente as pessoas estão a perceber que podem denunciar e estão também as autoridades a funcionar na fiscalização e apreensão”. Para os voluntários, passear um cão é um ato de amor. “Um bocadinho de tempo que eu tenha é para eles. Prefiro isso do que estar no café”, contou uma participante na cãominhada. “Estou de coração cheio por ter esta oportunidade. Era importante cada pessoa ter esta sensibilidade”, manifestou outra participante. Um apelo em defesa da causa animal, nesta cãominhada pelas ruas de Peniche que juntou três dezenas de pessoas, uma iniciativa que é realizada uma vez por mês.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1