Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C
18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C
18° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 18° C

Cãominhada sensibiliza população a adotar ou acolher cães ao cuidado do canil municipal

Francisco Gomes (texto) Isabel Delgado (fotos)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro de Recolha Animal de Peniche organizou no passado sábado uma iniciativa para sensibilizar a população a adotar ou acolher cães que estão ao cuidado do canil municipal. A Cãominhada juntou três dezenas de pessoas.
Maya, apresentadora da CMTV, foi uma das participantes

O bem-estar dos animais, e nomeadamente dos cães, é uma luta antiga de associações e municípios, que nos últimos anos ganhou um forte aliado com a lei que criminaliza os maus-tratos e o abandono. As consciências das comunidades estão mais despertas para a necessidade de dar outra atenção aos animais de estimação e de companhia, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Em Peniche, o Município tem relatado às autoridades policiais o abandono de cães. “Chegando à altura do verão, principalmente, nota-se um abandono maior. Mas agora também temos vindo a verificar animais abandonados que acabamos por acolher e fazemos denúncia à GNR”, declarou Mark Ministro, vereador da Câmara de Peniche. A pensar na sensibilização das pessoas, o Centro de Recolha Animal de Peniche organiza uma iniciativa para estimular a adoção ou o acolhimento dos cães que estão ao cuidado do canil municipal. “As cãominhadas que ocorrem mensalmente pretendem envolver a comunidade, trazendo pessoas ao canil para conhecerem os animais e passeá-los e eventualmente adotá-los temporariamente ou de forma definitiva”, explicou Ana Vieira, veterinária municipal. Os participantes na cãominhada podem passear com um dos animais do canil municipal. No passado sábado a iniciativa contou com uma especial amante da causa, Maya, apresentadora da CMTV, que disse que “se cada município tratar dos seus animais, naturalmente vamos baixar os números de animais maltratados. Finalmente as pessoas estão a perceber que podem denunciar e estão também as autoridades a funcionar na fiscalização e apreensão”. Para os voluntários, passear um cão é um ato de amor. “Um bocadinho de tempo que eu tenha é para eles. Prefiro isso do que estar no café”, contou uma participante na cãominhada. “Estou de coração cheio por ter esta oportunidade. Era importante cada pessoa ter esta sensibilidade”, manifestou outra participante. Um apelo em defesa da causa animal, nesta cãominhada pelas ruas de Peniche que juntou três dezenas de pessoas, uma iniciativa que é realizada uma vez por mês.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Piscina de ondas artificiais em Óbidos

A Surfers Cove promete construir em três anos um parque temático para surf em Óbidos, com um aldeamento turístico de quatro estrelas, que terá o máximo de 144 camas e um investimento total superior a 30 milhões de euros.

ondas

Utilização do humor na intervenção com a população sénior

Decorreu nas instalações da Biblioteca Municipal do Cadaval uma ação de formação sobre a utilização da arte do palhaço e do humor de forma terapêutica em contextos gerontológicos. Esta iniciativa, dinamizada pela Associação Clowncare, contou com a participação de nove técnicas de sete Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho do Cadaval.

humor

Equipas dos Pimpões na 2ª divisão

A Piscina Municipal de Estarreja foi palco do Campeonato Nacional de Clubes da 2ª e 3ª divisão, que decorreu de 1 a 3 de dezembro, tendo sido dois eventos distintos. No Campeonato Nacional de Clubes da 3ª divisão estiveram presentes 444 atletas em representação de 48 equipas e no Campeonato Nacional de Clubes da 2ª divisão nadaram 448 atletas num total de 37 equipas.

pimpoes