Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 21° C
16° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 26° C
  • Wednesday 22° C
16° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 23° C

Cãominhada sensibiliza população a adotar ou acolher cães ao cuidado do canil municipal

Francisco Gomes (texto) Isabel Delgado (fotos)
4 de Março, 2020
O Centro de Recolha Animal de Peniche organizou no passado sábado uma iniciativa para sensibilizar a população a adotar ou acolher cães que estão ao cuidado do canil municipal. A Cãominhada juntou três dezenas de pessoas.
Maya, apresentadora da CMTV, foi uma das participantes

O bem-estar dos animais, e nomeadamente dos cães, é uma luta antiga de associações e municípios, que nos últimos anos ganhou um forte aliado com a lei que criminaliza os maus-tratos e o abandono. As consciências das comunidades estão mais despertas para a necessidade de dar outra atenção aos animais de estimação e de companhia, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Em Peniche, o Município tem relatado às autoridades policiais o abandono de cães. “Chegando à altura do verão, principalmente, nota-se um abandono maior. Mas agora também temos vindo a verificar animais abandonados que acabamos por acolher e fazemos denúncia à GNR”, declarou Mark Ministro, vereador da Câmara de Peniche. A pensar na sensibilização das pessoas, o Centro de Recolha Animal de Peniche organiza uma iniciativa para estimular a adoção ou o acolhimento dos cães que estão ao cuidado do canil municipal. “As cãominhadas que ocorrem mensalmente pretendem envolver a comunidade, trazendo pessoas ao canil para conhecerem os animais e passeá-los e eventualmente adotá-los temporariamente ou de forma definitiva”, explicou Ana Vieira, veterinária municipal. Os participantes na cãominhada podem passear com um dos animais do canil municipal. No passado sábado a iniciativa contou com uma especial amante da causa, Maya, apresentadora da CMTV, que disse que “se cada município tratar dos seus animais, naturalmente vamos baixar os números de animais maltratados. Finalmente as pessoas estão a perceber que podem denunciar e estão também as autoridades a funcionar na fiscalização e apreensão”. Para os voluntários, passear um cão é um ato de amor. “Um bocadinho de tempo que eu tenha é para eles. Prefiro isso do que estar no café”, contou uma participante na cãominhada. “Estou de coração cheio por ter esta oportunidade. Era importante cada pessoa ter esta sensibilidade”, manifestou outra participante. Um apelo em defesa da causa animal, nesta cãominhada pelas ruas de Peniche que juntou três dezenas de pessoas, uma iniciativa que é realizada uma vez por mês.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Deco Ribatejo e Oeste já é um centro Eusoudigital

A Deco (associação de defesa do consumidor) aceitou o convite do programa Eusoudigital e promove a capacitação dos consumidores da região Ribatejo e Oeste para a transição digital.

deco

VASP desrespeita decisão do tribunal e continua a cobrar taxas aos seus agentes

A Associação Nacional de Vendedores de Imprensa (ANVI) vem divulgar o desrespeito total da VASP - Distribuidora de Publicações, SA, ao cumprimento das ordens do tribunal, providência cautelar de 9 de julho de 2021 e despacho do dia 9 de setembro de 2021, que suspendeu a taxa diária de distribuição.