Q

Previsão do tempo

22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 20° C
19° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
19° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 23° C
[speaker]
[speaker]

Competição entre bombeiros em prova simulada de combate a incêndio urbano

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma competição que simulou o combate a um incêndio num prédio com resgate de uma vítima colocou à prova no passado fim de semana, na Expoeste, nas Caldas da Rainha, perto de centena e meia de bombeiros. O desafio era composto por cinco exercícios e tinha como slogan “Os dois minutos mais duros” (tempo médio da prova).
Bater com um martelo num peso de 80 quilos, fazendo-o deslocar metro e meio

A ideia é norte-americana e ao mesmo tempo que cria um cenário de incêndio urbano obriga os bombeiros a testarem a capacidade de resposta a algo semelhante ao que podem encontrar em caso real. Uma equipa de investigadores de uma universidade nos Estados Unidos transformou os obstáculos numa competição a contrarrelógio. “São cinco exercícios, a começar por subir a uma torre de nove metros com mangueiras de 19 quilos às costas. No alto da torre há que puxar um rolo de mangueiras também com 19 quilos. Após a descida degrau a degrau, têm de simular uma entrada forçada num edifício, batendo com um martelo num peso de 80 quilos, fazendo-o deslocar metro e meio. Partem de seguida em corrida em slalom para o próximo teste, que é puxar uma mangueira que está ligado ao auto-tanque e em carga, o que dificulta a tarefa, até que arrastam um boneco com 1,75 metros e 80 quilos, ao longo de trinta metros. Tudo isto fardados com equipamentos que pesam 30 quilos”, descreveu Pedro Almeida, da organização. Individualmente ou por equipas os bombeiros deram o seu melhor. As mulheres bombeiras também competiram. No Firefighter Combat Challenge participaram cerca de 150 bombeiros. Os sapadores de Lisboa venceram na competição masculina, enquanto na feminina a vitória coube à corporação da Póvoa de Varzim. O corpo de bombeiros das Caldas da Rainha esteve presente no evento com Rui Faria na prova individual a ficar em 27° em 45 participantes e o grupo composto por Rui Faria, Rui Alves, Marcelo Santos, Marino Mendes e André Vital em 8° lugar em 18 equipas participantes. “Se fosse fácil não era para nós”, manifestaram. O bombeiro mais velho em prova tinha 57 anos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre