Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Competição entre bombeiros em prova simulada de combate a incêndio urbano

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma competição que simulou o combate a um incêndio num prédio com resgate de uma vítima colocou à prova no passado fim de semana, na Expoeste, nas Caldas da Rainha, perto de centena e meia de bombeiros. O desafio era composto por cinco exercícios e tinha como slogan “Os dois minutos mais duros” (tempo médio da prova).
Bater com um martelo num peso de 80 quilos, fazendo-o deslocar metro e meio

A ideia é norte-americana e ao mesmo tempo que cria um cenário de incêndio urbano obriga os bombeiros a testarem a capacidade de resposta a algo semelhante ao que podem encontrar em caso real. Uma equipa de investigadores de uma universidade nos Estados Unidos transformou os obstáculos numa competição a contrarrelógio. “São cinco exercícios, a começar por subir a uma torre de nove metros com mangueiras de 19 quilos às costas. No alto da torre há que puxar um rolo de mangueiras também com 19 quilos. Após a descida degrau a degrau, têm de simular uma entrada forçada num edifício, batendo com um martelo num peso de 80 quilos, fazendo-o deslocar metro e meio. Partem de seguida em corrida em slalom para o próximo teste, que é puxar uma mangueira que está ligado ao auto-tanque e em carga, o que dificulta a tarefa, até que arrastam um boneco com 1,75 metros e 80 quilos, ao longo de trinta metros. Tudo isto fardados com equipamentos que pesam 30 quilos”, descreveu Pedro Almeida, da organização. Individualmente ou por equipas os bombeiros deram o seu melhor. As mulheres bombeiras também competiram. No Firefighter Combat Challenge participaram cerca de 150 bombeiros. Os sapadores de Lisboa venceram na competição masculina, enquanto na feminina a vitória coube à corporação da Póvoa de Varzim. O corpo de bombeiros das Caldas da Rainha esteve presente no evento com Rui Faria na prova individual a ficar em 27° em 45 participantes e o grupo composto por Rui Faria, Rui Alves, Marcelo Santos, Marino Mendes e André Vital em 8° lugar em 18 equipas participantes. “Se fosse fácil não era para nós”, manifestaram. O bombeiro mais velho em prova tinha 57 anos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe