Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
12° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C

Câmara de Peniche quer avaliação do stock de sardinha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal de Peniche enviou uma carta ao Presidente da República, à ministra do mar e aos grupos parlamentares em que manifesta que a nova interdição da pesca da sardinha, em 12 de outubro, “constitui um duro golpe na economia local do concelho dada a grande importância daquela espécie para a frota de cerco, para as indústrias locais de transformação, para todos os serviços que envolvem esta atividade e para toda a restauração que se vê privada de uma espécie que é um ex-líbris”.

“Esta interdição está em total contradição com o aumento da biomassa da sardinha nas zonas 8a e 9c da Península Ibérica que, conforme os dados disponibilizados pela comunidade científica, passou de 180 mil toneladas em 2018 para 223,5 mil toneladas em 2019, aumento esse que não foi proporcionalmente refletido nas possibilidades de pesca em 2019”, descreve Henrique Bertino, presidente da Câmara de Peniche. Segundo o autarca, “a comunidade piscatória de Peniche está consciente da necessidade de alcançar no curto prazo a total recuperação do stock de sardinha nas nossas águas e afirma, com forte convicção, a sua certeza de que a sardinha atualmente abunda na nossa costa e que se aproxima, ou mesmo ultrapassa, os níveis que garantem a sustentabilidade do recurso”. Quando faltam menos de dois meses para que o Conselho Internacional sobre a Exploração dos Mares (ICES) emita o seu parecer sobre a pesca da sardinha para o ano de 2020, a Câmara Municipal de Peniche solicitar ao governo que promova todas as iniciativas que permitam validar a quantidade existente no mar por forma a garantir que o parecer do ICES reflita os stock de sardinha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial