Q

Previsão do tempo

8° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 12° C
8° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
7° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 13° C

Câmara de Peniche quer avaliação do stock de sardinha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal de Peniche enviou uma carta ao Presidente da República, à ministra do mar e aos grupos parlamentares em que manifesta que a nova interdição da pesca da sardinha, em 12 de outubro, “constitui um duro golpe na economia local do concelho dada a grande importância daquela espécie para a frota de cerco, para as indústrias locais de transformação, para todos os serviços que envolvem esta atividade e para toda a restauração que se vê privada de uma espécie que é um ex-líbris”.

“Esta interdição está em total contradição com o aumento da biomassa da sardinha nas zonas 8a e 9c da Península Ibérica que, conforme os dados disponibilizados pela comunidade científica, passou de 180 mil toneladas em 2018 para 223,5 mil toneladas em 2019, aumento esse que não foi proporcionalmente refletido nas possibilidades de pesca em 2019”, descreve Henrique Bertino, presidente da Câmara de Peniche. Segundo o autarca, “a comunidade piscatória de Peniche está consciente da necessidade de alcançar no curto prazo a total recuperação do stock de sardinha nas nossas águas e afirma, com forte convicção, a sua certeza de que a sardinha atualmente abunda na nossa costa e que se aproxima, ou mesmo ultrapassa, os níveis que garantem a sustentabilidade do recurso”. Quando faltam menos de dois meses para que o Conselho Internacional sobre a Exploração dos Mares (ICES) emita o seu parecer sobre a pesca da sardinha para o ano de 2020, a Câmara Municipal de Peniche solicitar ao governo que promova todas as iniciativas que permitam validar a quantidade existente no mar por forma a garantir que o parecer do ICES reflita os stock de sardinha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mural homenageia a mulher da Nazaré

Está a nascer um novo mural dedicado à mulher nazarena e ao seu papel em diferentes áreas na sociedade local ao longo de décadas.

mural

Candidato do CDS em jornada agrícola

Na passada quarta-feira o candidato do CDS pelo distrito de Leiria, António Galvão Lucas, esteve no Bombarral, onde visitou a povoação de Pó para se inteirar das dificuldades dos produtores de bacelos, com quem conversou, seguindo-se uma visita a fruteiras da região também para saber da situação atual de produção e exportação da pérola do Bombarral, a pera rocha.

galvao

Arguido por simular crime de carjacking

Um homem de 42 anos foi constituído arguido por simulação de crime, ao ter inventado ter sido vítima de carjacking nas Caldas da Rainha, revelou fonte policial ao JORNAL DAS CALDAS.

pexels malte luk 1412213