Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
14° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
13° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Filas extensas na Escola Bordalo Pinheiro

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Eleitores que votaram no domingo na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, queixaram-se de terem de enfrentar longas filas, numa secção onde o número de mesas de voto foi reduzido de treze para dez. Alguns eleitores desistiram e voltaram mais tarde, para nova espera. Outros optaram por não votar.

A maior afluência às urnas foi das 10h30 às 12h30 e das 15h30 às 17h00, onde o corredor do edifício da escola onde estavam salas chegou a congestionar, com as diferentes filas a juntarem-se. Há registos de eleitores que esperaram mais de meia hora pela sua vez.

Contatado pelo JORNAL DAS CALDAS, o presidente da União das Freguesias Nossa Sr.ª do Pópulo, Coto e São Gregório, Vítor Marques, sublinhou que o problema se deveu à lei eleitoral para a Assembleia da República que, no seu artigo 40 e numa revisão feita há um ano, veio dizer que as mesas de voto eram organizadas por sensivelmente 1500 eleitores. Daí resultou a diminuição para 10 salas e cada uma com 1452 eleitores.

Segundo o autarca, a outra situação que causou congestionamento foi o facto de os cadernos eleitorais deixarem de ter número de eleitor e passarem a ser por ordem alfabética. “Houve alguns problemas com as pessoas que não sabiam qual a sua mesa de voto, mas o problema maior foi no ato de votar, onde os elementos da secção levaram mais tempo a encontrar o nome da pessoa”, explicou Vítor Marques.

O presidente da União de Freguesias deu a cara às várias reclamações e tentou ajudar a minimizar o problema.

Vítor Marques revelou que já reuniu com o Município para fazer um balanço da ocorrência e que para as próximas eleições decidiram manter os votos na Escola Rafael Bordalo Pinheiro, mas espaçando com intervalos as secções de votos. “As secções vão também ser melhor identificadas”, adiantou o autarca.

Outra hipótese, mas que não é defendida por Vítor Marques, é mudar as mesas de votos para o Pavilhão Desportivo da Escola Rafael Bordalo Pinheiro.

A situação foi também denunciada pelo porta-voz do Bloco de Esquerda das Caldas da Rainha, Arnaldo Sarroeira, que disse que “a redução do número de mesas de voto e o facto dos cadernos eleitorais passarem a estar organizados dentro de cada freguesia ou posto de recenseamento, por ordem alfabética dos nomes dos eleitores, acabou por gerar filas que nunca mais acabavam e grandes confusões”.

Além disso fez notar que “existem grandes dificuldades ao nível do analfabetismo e iliteracia da população”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Noite de fados solidária

Um grupo de amigos de Hugo Silva uniu-se e organizou uma noite de fados solidária para o ajudar a juntar algum dinheiro para os seus tratamentos após um acidente que sofreu há alguns meses.

barreiras

Caldas Rugby Clube permanece na 1ª Divisão

O Caldas Rugby Clube jogou no Complexo Desportivo de Évora na derradeira jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ambas as equipas com a sua classificação decidida nos dois primeiros lugares e a permanência há muito alcançada.

evora

Surf Parque Óbidos garante investimento de surfista de elite

Kanoa Igarashi, surfista que ocupa atualmente a sétima posição da Liga Mundial de Surf, tornou-se investidor do Surf Parque Óbidos, que arrancará em março de 2026 com um período de abertura ligeira seguido da grande abertura ao público em julho.

surf