Q

Previsão do tempo

9° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C
9° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C
9° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C

Filas extensas na Escola Bordalo Pinheiro

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Eleitores que votaram no domingo na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, queixaram-se de terem de enfrentar longas filas, numa secção onde o número de mesas de voto foi reduzido de treze para dez. Alguns eleitores desistiram e voltaram mais tarde, para nova espera. Outros optaram por não votar.

A maior afluência às urnas foi das 10h30 às 12h30 e das 15h30 às 17h00, onde o corredor do edifício da escola onde estavam salas chegou a congestionar, com as diferentes filas a juntarem-se. Há registos de eleitores que esperaram mais de meia hora pela sua vez.

Contatado pelo JORNAL DAS CALDAS, o presidente da União das Freguesias Nossa Sr.ª do Pópulo, Coto e São Gregório, Vítor Marques, sublinhou que o problema se deveu à lei eleitoral para a Assembleia da República que, no seu artigo 40 e numa revisão feita há um ano, veio dizer que as mesas de voto eram organizadas por sensivelmente 1500 eleitores. Daí resultou a diminuição para 10 salas e cada uma com 1452 eleitores.

Segundo o autarca, a outra situação que causou congestionamento foi o facto de os cadernos eleitorais deixarem de ter número de eleitor e passarem a ser por ordem alfabética. “Houve alguns problemas com as pessoas que não sabiam qual a sua mesa de voto, mas o problema maior foi no ato de votar, onde os elementos da secção levaram mais tempo a encontrar o nome da pessoa”, explicou Vítor Marques.

O presidente da União de Freguesias deu a cara às várias reclamações e tentou ajudar a minimizar o problema.

Vítor Marques revelou que já reuniu com o Município para fazer um balanço da ocorrência e que para as próximas eleições decidiram manter os votos na Escola Rafael Bordalo Pinheiro, mas espaçando com intervalos as secções de votos. “As secções vão também ser melhor identificadas”, adiantou o autarca.

Outra hipótese, mas que não é defendida por Vítor Marques, é mudar as mesas de votos para o Pavilhão Desportivo da Escola Rafael Bordalo Pinheiro.

A situação foi também denunciada pelo porta-voz do Bloco de Esquerda das Caldas da Rainha, Arnaldo Sarroeira, que disse que “a redução do número de mesas de voto e o facto dos cadernos eleitorais passarem a estar organizados dentro de cada freguesia ou posto de recenseamento, por ordem alfabética dos nomes dos eleitores, acabou por gerar filas que nunca mais acabavam e grandes confusões”.

Além disso fez notar que “existem grandes dificuldades ao nível do analfabetismo e iliteracia da população”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Vamos Mudar critica utilização da ampliação da Urgência do Hospital

O movimento cívico independente Vamos Mudar (VM), que lidera a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, lamenta e desconhece as razões pelas quais as obras de ampliação do Serviço de Urgência do Hospital das Caldas “não estão a ser ainda amplamente aproveitadas”. O VM questiona se é por “falta de acabamentos, de equipamentos ou de recursos humanos”.

vm 2

Mercado de Santana foi palco do início de campanha do CDS com o líder

A campanha para as eleições legislativas começou para o CDS no concelho das Caldas da Rainha, mais propriamente no Mercado de Santana, em Alvorninha, no passado domingo, com a presença do líder do partido, Francisco Rodrigues dos Santos, acompanhado dos cabeças de lista por Leiria e Santarém, António Galvão Lucas e Pedro Melo, respetivamente, para além de outras figuras, como o candidato em nº4 por Leiria, Paulo Pessoa de Carvalho, que nas últimas autárquicas liderou a coligação na qual constava o CDS, que concorreu à Câmara das Caldas.

cds

Homenagem a Luís “Bicau”

A Oeste Rescue, associação de nadadores salvadores, prestou na tarde do passado sábado homenagem ao Luís Alberto, conhecido por “Bicau”, de 44 anos, que há dias foi encontrado morto nas imediações da Lagoa de Óbidos.

bicau