Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

Filas extensas na Escola Bordalo Pinheiro

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Eleitores que votaram no domingo na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, queixaram-se de terem de enfrentar longas filas, numa secção onde o número de mesas de voto foi reduzido de treze para dez. Alguns eleitores desistiram e voltaram mais tarde, para nova espera. Outros optaram por não votar.

A maior afluência às urnas foi das 10h30 às 12h30 e das 15h30 às 17h00, onde o corredor do edifício da escola onde estavam salas chegou a congestionar, com as diferentes filas a juntarem-se. Há registos de eleitores que esperaram mais de meia hora pela sua vez.

Contatado pelo JORNAL DAS CALDAS, o presidente da União das Freguesias Nossa Sr.ª do Pópulo, Coto e São Gregório, Vítor Marques, sublinhou que o problema se deveu à lei eleitoral para a Assembleia da República que, no seu artigo 40 e numa revisão feita há um ano, veio dizer que as mesas de voto eram organizadas por sensivelmente 1500 eleitores. Daí resultou a diminuição para 10 salas e cada uma com 1452 eleitores.

Segundo o autarca, a outra situação que causou congestionamento foi o facto de os cadernos eleitorais deixarem de ter número de eleitor e passarem a ser por ordem alfabética. “Houve alguns problemas com as pessoas que não sabiam qual a sua mesa de voto, mas o problema maior foi no ato de votar, onde os elementos da secção levaram mais tempo a encontrar o nome da pessoa”, explicou Vítor Marques.

O presidente da União de Freguesias deu a cara às várias reclamações e tentou ajudar a minimizar o problema.

Vítor Marques revelou que já reuniu com o Município para fazer um balanço da ocorrência e que para as próximas eleições decidiram manter os votos na Escola Rafael Bordalo Pinheiro, mas espaçando com intervalos as secções de votos. “As secções vão também ser melhor identificadas”, adiantou o autarca.

Outra hipótese, mas que não é defendida por Vítor Marques, é mudar as mesas de votos para o Pavilhão Desportivo da Escola Rafael Bordalo Pinheiro.

A situação foi também denunciada pelo porta-voz do Bloco de Esquerda das Caldas da Rainha, Arnaldo Sarroeira, que disse que “a redução do número de mesas de voto e o facto dos cadernos eleitorais passarem a estar organizados dentro de cada freguesia ou posto de recenseamento, por ordem alfabética dos nomes dos eleitores, acabou por gerar filas que nunca mais acabavam e grandes confusões”.

Além disso fez notar que “existem grandes dificuldades ao nível do analfabetismo e iliteracia da população”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas