Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 27° C
17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

Expoeste acolhe maior exposição de construções em Lego da Península Ibérica

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Apresenta-se como a maior exposição de construções em Lego da Península Ibérica e decorre nas Caldas da Rainha até 29 de setembro. Podem ser vistas réplicas de monumentos, cidades, cenários de filmes e até uma construção em Lego com a imagem do cantor Tony Carreira. Ao todo foram utilizados milhões de peças.
Réplica de monumento

No pavilhão da Expoeste há cidades com diversos metros de comprimento, réplicas de monumentos do mundo e de edifícios nacionais, um camelo e um urso de grandes dimensões, figuras criadas por Bordalo Pinheiro, como o Zé Povinho, e os mais variados temas, que atraem crianças e adultos. Aliás, são os adultos que se mostram mais apaixonados pelo Lego, como o ator Manuel Marques, presente com algumas construções da saga Guerra das Estrelas. “É sem dúvida o melhor brinquedo do mundo. É viciante, didático e terapêutico”, comentou. Segundo contou, a sua paixão pelo Lego surgiu quando deixou de fumar, “trocando um vício pelo outro”. “Dantes tinha a minha coleção toda no sótão, agora mudei para uma casa mais pequena e não chega para tantas peças”, relatou. Gerardus Brands, da Associação Alfalug, organiza o evento e descreve que há construções que demoraram meses a serem montadas, mas foi um trabalho feito com gosto. “São muitas horas, mas não são de trabalho, são de prazer. É um passatempo, um escape depois do emprego. Nunca é feito com sacrifício, é feito com tremenda alegria”, disse. Pedro Nascimento, construtor de um painel com a imagem de Tony Carreira, tem especial cuidado com os pormenores nas montagens. “Às vezes a dificuldade é arranjar peças em quantidade e na cor certa. Pode acontecer termos de comprar no estrangeiro. A imagem do Tony demorou três meses, trabalhando quase todos os dias”, fez notar. Há quem acrescente outra atração ao Lego, o movimento, como é o caso de Nuno Caravaca. “O movimento é sempre algo que capta a atenção dos visitantes, porque quando há um mecanismo que faz funcionar um carrocel, uma grua ou outras coisas, é sempre uma magia”, sublinhou. Os mais novos têm hoje em dia outras atrações, mas não deixam de sentir curiosidade ao verem o que se pode fazer com o Lego. “Tenho uma cidade enorme. Já construo Lego com o meu pai desde os quatro anos”, disse Dinis. “Costumo brincar de vez em quando, mas gosto mais de vídeojogos”, admitiu Diogo. Clara declarou que “acho que as pessoas crescem e às vezes perdem o interesse, mas gostei de ver esta exposição porque acho que é preciso ter paciência para construir as coisas que estão aqui”. “Eu tento evitar estar sempre ao telemóvel e o Lego é uma boa diversão”, afirmou Inês. O evento possui ainda uma zona onde as crianças podem fazer as suas próprias construções e espaços de venda de peças de Lego. Entre os cinco e os doze anos os bilhetes têm o custo de dois euros e os maiores de doze pagam três euros. Existe o bilhete família a oito euros (pais e filhos menores). Para as visitas escolares e institucionais, previamente agendadas, o custo de entrada é de um euro. A exposição decorre entre as 10h00 e as 22h00 e no último dia (próximo domingo) encerrará às 18h00.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Matiné de fados de convívio e homenagem

No passado domingo, na Adega do Tomás, em Rocha Forte, no Cadaval, decorreu um almoço convívio e de homenagem à locutora Gina Alves, na comemoração do seu programa na Rádio Alenquer que completou sete anos de existência.

rocha

Noite de fados solidária

Um grupo de amigos de Hugo Silva uniu-se e organizou uma noite de fados solidária para o ajudar a juntar algum dinheiro para os seus tratamentos após um acidente que sofreu há alguns meses.

barreiras

Caldas Rugby Clube permanece na 1ª Divisão

O Caldas Rugby Clube jogou no Complexo Desportivo de Évora na derradeira jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ambas as equipas com a sua classificação decidida nos dois primeiros lugares e a permanência há muito alcançada.

evora