Q

Previsão do tempo

18° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
18° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
18° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

Expoeste acolhe maior exposição de construções em Lego da Península Ibérica

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Apresenta-se como a maior exposição de construções em Lego da Península Ibérica e decorre nas Caldas da Rainha até 29 de setembro. Podem ser vistas réplicas de monumentos, cidades, cenários de filmes e até uma construção em Lego com a imagem do cantor Tony Carreira. Ao todo foram utilizados milhões de peças.
Réplica de monumento

No pavilhão da Expoeste há cidades com diversos metros de comprimento, réplicas de monumentos do mundo e de edifícios nacionais, um camelo e um urso de grandes dimensões, figuras criadas por Bordalo Pinheiro, como o Zé Povinho, e os mais variados temas, que atraem crianças e adultos. Aliás, são os adultos que se mostram mais apaixonados pelo Lego, como o ator Manuel Marques, presente com algumas construções da saga Guerra das Estrelas. “É sem dúvida o melhor brinquedo do mundo. É viciante, didático e terapêutico”, comentou. Segundo contou, a sua paixão pelo Lego surgiu quando deixou de fumar, “trocando um vício pelo outro”. “Dantes tinha a minha coleção toda no sótão, agora mudei para uma casa mais pequena e não chega para tantas peças”, relatou. Gerardus Brands, da Associação Alfalug, organiza o evento e descreve que há construções que demoraram meses a serem montadas, mas foi um trabalho feito com gosto. “São muitas horas, mas não são de trabalho, são de prazer. É um passatempo, um escape depois do emprego. Nunca é feito com sacrifício, é feito com tremenda alegria”, disse. Pedro Nascimento, construtor de um painel com a imagem de Tony Carreira, tem especial cuidado com os pormenores nas montagens. “Às vezes a dificuldade é arranjar peças em quantidade e na cor certa. Pode acontecer termos de comprar no estrangeiro. A imagem do Tony demorou três meses, trabalhando quase todos os dias”, fez notar. Há quem acrescente outra atração ao Lego, o movimento, como é o caso de Nuno Caravaca. “O movimento é sempre algo que capta a atenção dos visitantes, porque quando há um mecanismo que faz funcionar um carrocel, uma grua ou outras coisas, é sempre uma magia”, sublinhou. Os mais novos têm hoje em dia outras atrações, mas não deixam de sentir curiosidade ao verem o que se pode fazer com o Lego. “Tenho uma cidade enorme. Já construo Lego com o meu pai desde os quatro anos”, disse Dinis. “Costumo brincar de vez em quando, mas gosto mais de vídeojogos”, admitiu Diogo. Clara declarou que “acho que as pessoas crescem e às vezes perdem o interesse, mas gostei de ver esta exposição porque acho que é preciso ter paciência para construir as coisas que estão aqui”. “Eu tento evitar estar sempre ao telemóvel e o Lego é uma boa diversão”, afirmou Inês. O evento possui ainda uma zona onde as crianças podem fazer as suas próprias construções e espaços de venda de peças de Lego. Entre os cinco e os doze anos os bilhetes têm o custo de dois euros e os maiores de doze pagam três euros. Existe o bilhete família a oito euros (pais e filhos menores). Para as visitas escolares e institucionais, previamente agendadas, o custo de entrada é de um euro. A exposição decorre entre as 10h00 e as 22h00 e no último dia (próximo domingo) encerrará às 18h00.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago