Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
14° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 17° C
14° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 19° C

Uma baleia que come plástico no areal da praia de São Martinho

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorre até ao final deste mês, a atividade “Caça Plásticos” no areal da praia de São Martinho do Porto, com a instalação de uma baleia construída em metal.
A baleia está instalada junto no areal da praia de São Martinho do Porto, perto das casas de banho

Esta iniciativa do Município de Alcobaça, dinamizada pelo Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra, pretende sensibilizar os utentes da praia para o crescente e alarmante problema do plástico nos oceanos e nas orlas costeiras.

Segundo a autarquia, ”a gestão deste e de outros tipos de resíduos regularmente detetados nas nossas praias têm sido uma preocupação permanente por parte da Câmara Municipal de Alcobaça. Além destas atividades inscritas na programação da Bandeira Azul, o Município tem promovido ao longo do ano várias ações de limpeza das praias envolvendo a comunidade escolar e o público em geral. Estamos em contínua coordenação com as entidades oficiais para colmatar estas questões cada vez mais prementes e preocupantes”.

Esta baleia, que não tem deixado ninguém indiferente, é considerada como uma “boa iniciativa”, por parte dos banhistas, que aproveitam para colocar lá os seus plásticos, em vez de deixar no areal ou nos caixotes de lixo.

No âmbito desta programação tem sido realizadas diversas atividades, bem como a distribuição de suportes de sensibilização “Praia Lixo Zero” e de cinzeiros portáteis para os utentes da praia. Nesta “grande aventura ecológica”, também haverá no dia 20 de agosto uma visita à Fábrica de Água de São Martinho do Porto e um passeio pedestre até à foz do rio de Salir.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.

Mostra Coletiva de Arte Visual

De 11 de maio a 1 de junho estará patente na Galeria de Exposições do Espaço Turismo das Caldas da Rainha e Restaurante Coletivo, ao lado, uma mostra coletiva de arte visual.

Conversa e eco-caminhada em Salir do Porto

A Ágora – Associação Ambiental, em parceria com o Geoparque Oeste (Geoparque Mundial da UNESCO), vai realizar uma conversa sobre a bio e geodiversidade de Salir do Porto. Seguir-se-á uma eco-caminhada, apanhando o que for encontrado pelo caminho, com o apoio da Quinta de Salir (Associação Pelicano Radiante).