Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
14° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C

Será lançado este mês o concurso público para a modernização da linha do Oeste

Marlene Sousa (texto) / Ana Santos (foto)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O lançamento do concurso público para a modernização da linha do Oeste está previsto para este mês. A Infraestruturas de Portugal (IP), contatada pelo JORNAL DAS CALDAS, disse que se está na fase de preparação dos processos de contratação dos “vários contratos a lançar no âmbito do empreendimento Mira Sintra-Meleças-Caldas da Rainha, da Linha do Oeste”, prevendo-se que o lançamento ocorra brevemente”.
Empreendimento Mira Sintra-Meleças-Caldas da Rainha, da Linha do Oeste, está em fase de contratação

A Linha do Oeste aguarda por obras de modernização entre Meleças (Sintra) e Caldas da Rainha, no valor de mais de 100 milhões de euros, mas o lançamento do concurso público, já ultrapassou em muito o prazo estabelecido pela tutela. Segundo o plano Ferrovia 2020, a meia modernização da linha do Oeste (só está previsto o troço entre Meleças e Caldas) já deveria estar em obras desde finais de 2017 para estar concluída em junho de 2020.

“O lançamento do concurso da primeira empreitada, a de modernização do troço Mira Sintra-Meleças-Torres Vedras está a ser ultimado, tendo a IP intenção de o lançar previsivelmente durante o mês de julho.

As intervenções previstas no empreendimento Mira Sintra-Meleças-Caldas da Rainha serão distribuídas por vários contratos de empreitada. Será feita a construção de desvios ativos (duplicação da via-férrea), com uma extensão total de 18km para aumento da capacidade da linha (permitirá o cruzamento de comboios sem necessidade de paragem).

O projeto contempla a construção de uma variante com 2km de extensão e ripagens pontuais para regularizar a velocidade de circulação e a eletrificação do troço. Está prevista ainda a instalação do Sistema de Retorno de Corrente de Tração e Terras de Proteção. Do projeto fazem parte intervenções em 11 estações e 12 apeadeiros e o reforço, rebaixamento e reabilitação estrutural dos túneis existentes no troço, para permitir a instalação da catenária.

As obras contemplam também a supressão de passagens de nível com a construção de passagens desniveladas e a construção de uma subestação de tração elétrica em Runa (para alimentar eletricamente a catenária).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhado na posse de faca com 30 centímetros no concerto de 15 de maio

Um homem de 25 anos foi apanhado na posse de uma faca com cerca de 30 centímetros de lâmina quando assistia a um concerto ao ar livre nas Caldas da Rainha, tendo a PSP, que procedeu à sua detenção, revelado crer que o indivíduo poderia ir envolver-se num confronto entre grupos rivais.

faca

Detido por tentar matar com caçadeira

A Polícia Judiciária deteve no passado dia 14, nas Caldas da Rainha, um homem de 27 anos, “fortemente indiciado pelos crimes de homicídio na forma tentada, posse de arma proibida e dano”.

cacadeira