Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

Será lançado este mês o concurso público para a modernização da linha do Oeste

Marlene Sousa (texto) / Ana Santos (foto)

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O lançamento do concurso público para a modernização da linha do Oeste está previsto para este mês. A Infraestruturas de Portugal (IP), contatada pelo JORNAL DAS CALDAS, disse que se está na fase de preparação dos processos de contratação dos “vários contratos a lançar no âmbito do empreendimento Mira Sintra-Meleças-Caldas da Rainha, da Linha do Oeste”, prevendo-se que o lançamento ocorra brevemente”.
Empreendimento Mira Sintra-Meleças-Caldas da Rainha, da Linha do Oeste, está em fase de contratação

A Linha do Oeste aguarda por obras de modernização entre Meleças (Sintra) e Caldas da Rainha, no valor de mais de 100 milhões de euros, mas o lançamento do concurso público, já ultrapassou em muito o prazo estabelecido pela tutela. Segundo o plano Ferrovia 2020, a meia modernização da linha do Oeste (só está previsto o troço entre Meleças e Caldas) já deveria estar em obras desde finais de 2017 para estar concluída em junho de 2020.

“O lançamento do concurso da primeira empreitada, a de modernização do troço Mira Sintra-Meleças-Torres Vedras está a ser ultimado, tendo a IP intenção de o lançar previsivelmente durante o mês de julho.

As intervenções previstas no empreendimento Mira Sintra-Meleças-Caldas da Rainha serão distribuídas por vários contratos de empreitada. Será feita a construção de desvios ativos (duplicação da via-férrea), com uma extensão total de 18km para aumento da capacidade da linha (permitirá o cruzamento de comboios sem necessidade de paragem).

O projeto contempla a construção de uma variante com 2km de extensão e ripagens pontuais para regularizar a velocidade de circulação e a eletrificação do troço. Está prevista ainda a instalação do Sistema de Retorno de Corrente de Tração e Terras de Proteção. Do projeto fazem parte intervenções em 11 estações e 12 apeadeiros e o reforço, rebaixamento e reabilitação estrutural dos túneis existentes no troço, para permitir a instalação da catenária.

As obras contemplam também a supressão de passagens de nível com a construção de passagens desniveladas e a construção de uma subestação de tração elétrica em Runa (para alimentar eletricamente a catenária).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia