Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C

“Borboleta Bombeira” ajuda a prevenir fogos florestais

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“A Borboleta Bombeira” é título de um livro infantil lançado em Óbidos com uma história sobre a ação dos bombeiros no combate aos incêndios. A partir da personagem de um insecto procura-se sensibilizar as crianças para os cuidados a ter em defesa da floresta.
Livro feito com os contributos de crianças

Este é um livro feito com carimbos, com a história sobre os incêndios rurais criada com os contributos de crianças que frequentam a Escola de Infantes e Cadetes da corporação de bombeiros de Óbidos e outras da freguesia de Amoreira, cuja junta é a promotora da iniciativa, sob a orientação da animadora Sílvia Santos, colaboradora da Câmara Municipal.

Foi proposto às crianças que fizessem uma história sobre a ação dos bombeiros no combate aos incêndios na floresta, incidindo na vertente da prevenção. As crianças interiorizaram a ideia de que um simples pacote deixado na floresta pode incendiar-se, daí a necessidade de agir, podendo também elas serem os melhores transmissores das medidas de proteção da floresta.

O livro foi apresentado no passado sábado, no quartel dos bombeiros de Óbidos. Diana Mateus, da Escola de Infantes e Cadetes, declarou que “a mensagem principal é mesmo passar às crianças o que fazer em risco de incêndio”. “Escolhemos a borboleta como personagem de ajuda aos bombeiros”, referiu.

João Silva explicou que “a borboleta retrata muito bem o que os animais da floresta sofrem quando há um incêndio e também incentiva as crianças a interessarem-se”. “Caso haja lixo nas florestas já sabem que é melhor apanhar para prevenir os incêndios”, relatou Tomé Antunes.

“A floresta depende de nós, tal qual todo o ambiente, e se não for a geração mais nova a protegê-la e a sensibilizar os adultos, também não há ninguém que os vá sensibilizar para os perigos que pode haver”, disse Ana Azevedo.

A animadora Sílvia Santos comentou que “o adulto complica e a criança descomplica, por isso penso que esta narrativa é mais fácil de entender, não é necessário saber ler as palavras mas sim ler as imagens, e consegue-se perfeitamente entender o que a criança quis passar”.

Vanessa Rolim, presidente da junta de freguesia de Amoreira, apontou que o objetivo é também “difundir e levar a que outras crianças se vão sensibilizando para todas estas questões”.

“Elas sentem-se também valorizadas vendo que no seu dia a dia as suas aprendizagens e brincadeiras estão a contribuir para um bem maior”, manifestou José Pereira, vice-presidente da Câmara de Óbidos.

“É um livro feito por crianças para outras crianças. Naturalmente depois vai ser muito mais fácil passar a mensagem para os pais e restantes familiares, porque eles são muito sensíveis à comunicação das crianças do que à comunicação dos adultos”, sustentou Marco Martins, comandante dos bombeiros de Óbidos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga