Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C
16° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 16° C
16° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 16° C

Chocolate e desporto interligados em festival

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O desporto é o tema que inspira a edição deste ano do festival de chocolate de Óbidos. Figuras como Cristiano Ronaldo e Ayrton Senna são alvo de homenagens com recurso ao chocolate.
O chef brasileiro Abner Ivan está a esculpir a imagem de Cristiano Ronaldo

A atração do festival é sempre o conjunto de esculturas em chocolate, que este ano representam modalidades desportivas. Um operário fabril a jogar à bola remete-nos aos primórdios do futebol. É uma peça com 150 quilos e levou 150 horas a executar.

O carro de fórmula 1 da McLaren usado por Ayrton Senna, os anéis olímpicos, o campo de basquetebol, os troféus do futebol, um praticante paralímpico, entre outras esculturas em chocolate, chamam a atenção dos visitantes. A ser esculpida ao vivo, a figura de Cristiano Ronaldo também se realça.

No festival há mais atrações, seja o novo doce de Óbidos – o Josefa de Chocolate – ou o licor de ginja mais caro do mundo – numa garrafa de cristal ornamentada com prata e dez libras de ouro. A base de licitação é 4000 euros e o que vier a ser dado a mais reverte a favor dos bombeiros de Óbidos.

Se os adultos podem aprender a criar tabletes de chocolate e bombons, as crianças fazem bolos em copos e bolachinhas.

A organização do festival está satisfeita porque o evento continua a ser muito procurado, apesar de ser o 17º ano que se realiza.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, ter o tema do desporto num certame dedicado ao chocolate até pode ser “um casamento improvável”. No entanto, a ligação do chocolate ao desporto, este ano, vai ao encontro da política de promoção de saúde desenvolvida pelo município, isto porque o chocolate é bom para a saúde, como comprova Francis Obikwelu, medalha de prata nos Jogos Olímpicos, recordista europeu dos 100 metros e campeão mundial de veteranos na prova de 60 metros: “Eu adoro chocolate. À noite, antes de dormir, como iogurte com chocolate negro. É espectacular. E depois de correr também como um bocado de chocolate, que faz bem para recuperar as forças”.

Também o secretário de Estado da Juventude e do Desporto estabeleceu uma relação entre o tema deste ano do Festival e o Chocolate. João Paulo Rebelo, que inaugurou o evento, no dia 25, disse que “o chocolate faz-nos bem, tranquiliza-nos, assim como a prática desportiva nos dá essa sensação de bem-estar”.

Os portugueses são na Europa um dos povos que menos consome chocolate, mas difícil será resistir às doces tentações do festival de chocolate de Óbidos, que decorre até 5 de maio.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Universidade Sénior criou mural com 2600 cravos em croché

Inaugurada durante as cerimónias de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, a instalação “Cravos de Croché”, criada pela Universidade Sénior Rainha D. Leonor, tornou-se numa espécie de peça artística interativa, com várias pessoas a retirarem do mural alguns dos cravos.

mural1

50 anos do 25 de Abril assinalaram-se na rua nas Caldas

A sessão solene de aniversário do 25 de Abril de 1974 realizou-se pela primeira vez na rua, em frente aos Paços do Concelho, uma forma de, 50 anos depois, homenagear a população que não teve medo de apoiar os militares que iniciaram o movimento pela liberdade em Portugal.

cerimonia25deabril3

Câmara do Cadaval rejeita críticas ao apoio a corrida de galgos

A Câmara Municipal do Cadaval defendeu que a corrida de galgos realizada no passado dia 21 no concelho “não infringiu qualquer normativo legal em vigor”, pelo que a autarquia não se revê na forma nem no conteúdo dos comentários proferidos, que a acusavam de pactuar com uma iniciativa que maltratava os animais.